O Immobile Locação tem uma super novidade pra você: O BANCO INTER
Isso mesmo! Agora, você que utiliza a conta do banco Inter, poderá utilizá-la em nossos sistemas. E para isso, vou te mostrar passo a passo de como será o seu uso dentro do sistema. Vem comigo!
CADASTRO DO BANCO/CONTA BANCÁRIA
O Banco Inter já virá cadastrado em Bancos (Administradora > Bancos > Bancos), com um layout padrão para os boletos.
Com isso, o que você terá que configurar será a sua conta bancária, em Administradora > Bancos > Contas Bancárias.
Ao selecionar o código do Inter 077, a agência será preenchida de forma automática, pois visto ser um banco digital, é considerada uma única agência.
O Tipo de Cobrança também será preenchido automaticamente, pois é trabalhado um único tipo (CI = Cobrança Inter).
A Carteira virá padrão como 112, porém o seu campo é editável.
Após, basta preencher os demais campos com as informações fornecidas pelo banco.
Estamos atendendo o Banco Inter pelo CNAB 400.
LANÇAMENTO
Todo o processo de lançamento das cobranças, se dará da mesma forma já conhecida, seja através do Lançamento de Fixo (Cobranças e Contas a Pagar > Lançamento de Fixo) ou pelo Cobranças (Cobranças e Contas a Pagar > Cobrança > Cobrança).
Após o lançamento, a cobrança estará com o status de “aberto”, aguardando a impressão. Todo o processo de impressão também se dará da mesma forma já conhecida.
Ao realizar a impressão, o status será alterado para “impresso”, porém o Nosso Número não será criado pelo sistema visto que para o banco Inter quem aplica o Nosso Número é o próprio banco.
BOLETOS
Os boletos gerados serão “meramente ilustrativos”, apenas para que você saiba exatamente o que está sendo gerado, pois os boletos originais serão emitidos através do próprio banco.
Dessa forma, os boletos gerados através dos nossos sistemas não possuirão código de barras e linha digitável.
Em seu próprio layout, consta a informação que é um boleto para simples conferência, como pode ser visto na imagem ao lado.
Até o momento, não será possível integrar o boleto do Inter gerado no sistema com o LocaçãoUp e por e-mail, pois não possuem código de barras e linha digitável.
ARQUIVO REMESSA
Após fazer a geração, poderemos emitir o Arquivo Remessa para ser enviado ao banco, da mesma maneira que já conhecemos, onde o banco fará a leitura e nos retornará no dia seguinte ao envio, com o Arquivo Retorno.
O Arquivo Remessa será enviado sem o Nosso Número, para que o banco retorne com o Nosso Número emitido por eles.
O layout do Arquivo Remessa está validado de acordo com o manual.
O manual do banco exige que o nome do Arquivo Remessa seja: CI400_001_.REM
Então para isso acesse, Bancos > Layout Arquivo Remessa > filtre o banco INTER > Configurações, e preencha com essa informação o campo "Nome do Arquivo".
E em "Complemento do Nome do Arquivo", marque a opção "Sequencial".
ARQUIVO RETORNO
O banco fará o envio do Arquivo Retorno no dia seguinte ao envio do Remessa.
No Arquivo Retorno, poderá ser encontrado o Nosso Número, dado pelo banco.
Através da leitura do Arquivo Retorno (Cobranças e Contas a Pagar > Baixa de Cobrança > Importação Arquivo Retorno), o sistema fará o reconhecimento de cada cobrança e acrescentará o Nosso Número no sistema. E assim, dará a baixa automática nas cobranças.