O Movimento Contábil demonstra todos os lançamentos efetuados nos módulos de Cobrança e do Contas a Pagar para cada proprietário, permitindo, também, que sejam efetuados lançamentos manuais. A partir destes lançamentos é que são emitidas as Prestações de Contas, Informe de Rendimentos e outros relatórios contábeis do sistema.

Consultar Movimentações 


  1. Na tela principal do Locação, clique na aba Contábil.
  2. No grupo Lançamentos Contábeis, clique em Movimento Contábil.
  3. No campo Pessoa, informe o Proprietário ou o Caixa da Administradora.

    Ao informar a Pessoa:

    • O sistema carregará os dados a partir do último travamento contábil, sem a necessidade de informar o período.
    • A  data final   do período exibido será a data atual de operação ou a maior data de um lançamento, caso seja posterior.
    • Os lançamentos serão filtrados pela conta  Caixa  definida para a Pessoa.

    Ao selecionar uma Administradora, serão listados os movimentos que utilizarem o disponível Caixa da Administradora; ou se os lançamentos estiverem integrados ao Financeiro, ou se os lançamentos possuírem estas contas do estabelece contas do plano de contas, dos seguintes campos: Recebimento Tx. Adm, Desconto Tx. Adm, ISS (recebimento) e ISS (desconto), e as opções do menu superior serão desabilitadas, exceto Ajustes em lote, Saldo, Extrato ADM, Exportar, Visualizar, Avaliar Recurso e Ajuda.

  4. Clique em Filtrar.


Localizar Lançamento 


  1. Consulte as movimentações.
  2. Clique na caixa de texto Digite sua pesquisa aqui...
  3. Digite alguma informação ou trecho sobre o(s) lançamento(s), como Descrição, Referência ou Número do Documento, por exemplo.


Cadastrar Lançamento 


  1. Na tela principal do Locação, clique na aba Contábil.
  2. No grupo Lançamentos Contábeis, clique em Movimento Contábil.
  3. Informe a Pessoa.
  4. Clique em Novo.
  5. Informe o Tipo de Lançamento.

    O tipo Otimizado será utilizado para lançamentos recorrentes, com os mesmos dados em vários meses.

  6. Indique se é uma ReceitaDespesa ou lançamento Entre Disponíveis.
  7. Em Finalidade do Lançamento, marque o checkbox caso seja um Estorno.
  8. Na aba Geral, configure os campos:
    CampoDescrição
    Proprietário

    Selecione a Pessoa.

    • Caso tenha filtrado a Administradora, esse campo ficará desabilitado para edição.
    • Para lançamentos otimizados, é possível selecionar vários proprietários.
    Dia de Lançamento / Período

    Para lançamentos Avulsos: Informe a data em que o valor será lançado.

    Para lançamentos Otimizados: Informe o mês inicial e final e o dia do mês em que o lançamento será efetuado.

    Conta / Disponível Debitado

    Para lançamentos de Receita ou Despesa:

    Este campo será chamado Conta e deverá ser preenchido de uma das seguintes formas:

        • Caso esteja sendo cadastrado um lançamento de Receita, este campo deverá ser preenchido com a conta de nível Receita, na qual o lançamento será efetuado.
        • Caso seja uma  Despesa, este campo deverá ser preenchido com a conta do nível Despesa referente ao lançamento efetuado.

    Para lançamentos Entre Disponíveis:

    Este campo será chamado Disponível Debitado: Informe a conta de onde o valor será debitado.

    Disponível / Disponível Creditado

    Este campo terá um nome diferente para lançamentos de Receita / Despesa ou Entre Disponíveis, mas o comportamento será o mesmo. Ele será preenchido automaticamente conforme o filtro realizado no Movimento Contábil.
    Unidade

    Informe o código da Unidade a qual o lançamento se refere.

    • Ao ser selecionada a unidade, serão apresentados os dados relacionados ao contrato vigente (locatário, data de início do contrato e situação). Entretanto, caso o lançamento não seja referente ao contrato, utilize a opção Desvincular Contrato.
    • Caso este campo não seja preenchido, o lançamento ficará vinculado somente ao proprietário (exemplo: cadastramento de despesas próprias do proprietário).
    • Para lançamentos otimizados, este campo ficará desabilitado.
    Valor

    Informe o valor do lançamento.

    Não há necessidade de ser colocado sinal negativo caso o lançamento seja uma despesa.

    Mês de Referência

    Para lançamentos Avulsos: Informe a que mês o lançamento é referente.

    Para lançamentos Otimizados: Informe se o mês de referência será o mesmo do lançamento, o anterior ou o seguinte.

    (Opcional) Número do Documento
    Informe o número de identificação do lançamento.
    (Opcional) Número do Cheque

    Informe o número do cheque, caso o lançamento esteja vinculado a um.

    Este campo não estará disponível para lançamento otimizados.

    (Opcional) Histórico

    Selecione o histórico que deverá ser vinculado ao lançamento. 

    Caso não tenha nenhum histórico a vincular, digite um ponto no campo que discrimina o histórico.

    Incide Taxa de Administração
    Marque este checkbox se o lançamento produz efeito no cálculo da taxa de administração.
    Movimento Conciliado
    Marque este checkbox caso seja um lançamento conciliado.
    Conta Bancária do Lançamento

    Indique se o lançamento foi efetuado na Administradora ou no Banco (neste último caso, será necessário indicar em que conta corrente ocorreu o lançamento).

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  9. Clique em Gravar.


Editar Lançamento 


  1. Localize o lançamento.
  2. Selecione o lançamento.
  3. Clique em Editar.
  4. Realize as alterações necessárias.
  5. Clique em Gravar.


Excluir Lançamento 


  1. Localize o lançamento.
  2. Selecione o lançamento.
  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão.


Ajustar em Lote 


Por meio desta opção, é possível alterar em lote a Conta Bancária dos lançamentos em aberto.

  1. Consulte as movimentações.
  2. Selecione os lançamentos.
  3. Clique em Ajustes em Lote.

    Caso não seja selecionado nenhum lançamento, ao clicar nessa opção, será aberta a tela de edição individual do lançamento.

  4. Em Alterar para, selecione a Conta Bancária.
  5. Clique em Adicionar.
  6. Clique em Gravar.


Verificar Saldo 


Clicando em Saldo, serão demonstrados os saldos diários da conta disponível que estiver indicada no filtro, de acordo com o período informado, sendo considerados o saldo anterior e os lançamentos de receita e despesa que estiverem descritos na tela.

Através da opção Exportar, é possível gerar um relatório com essas informações. Você pode salvar o arquivo exportado nos seguintes tipos: Planilha (.xls), XML (*xml), Arquivo de Texto (.txt) e Página Web (*html).


Travar Período 


Com a opção Trava Período é possível efetuar o fechamento ou a reabertura do movimento, sem que seja necessário sair da tela da Conta do Proprietário.

Realizar Fechamento de Movimento


  1. Clique em Trava Período.
  2. Marque a opção Fechar até.
  3. Informe a data.
  4. Clique em Executar.
  5.  Aguarde a conclusão do processo.

    Automaticamente os lançamentos referentes ao período que foi fechado deixarão de aparecer na tela e a data de início do período filtrado será atualizada, passando a aparecer o dia seguinte à data que foi informada como data de fechamento.

Realizar Reabertura de Movimento


  1. Clique em Trava Período.
  2. Marque a opção Reabrir desde.
  3. Informe a data.
  4. Clique em Executar.
  5.  Aguarde a conclusão do processo.

    Automaticamente os lançamentos referentes ao período que foi reaberto serão exibidos na tela e a data de início do período filtrado será atualizada, sendo demonstrada a data indicada para reabertura do movimento.


Realizar Repasse 


Por meio da opção Repasse, é possível gerar os valores a serem repassados ao proprietário do movimento contábil.

  1. Clique em Repasse Proprietário.
  2. Informe os campos: 

    CampoDescrição
    Selecione a conta de remessa de saldo

    Selecione a conta de despesa que será utilizada para que seja efetuado o lançamento da remessa de saldo .

    Esta conta já virá preenchida com a conta que estiver indicada no campo Remessa de Saldos do Estabelece Contas do Plano de Contas.

    Selecione a conta caixa

    Selecione a conta disponível na qual será efetuado o lançamento.

    Desconta CPMF da remessa de saldoMarque esta opção para que o valor de CPMF seja descontado da remessa de saldo.
    Gera cheque

    Marque esta opção caso tenha que gerar um cheque para efetuar este pagamento.

    Esta opção não tem ligação com o módulo de Contas a Pagar.

    Sobrepor lançamentos existentes Marque se a remessa vai sobrepor remessas anteriores.
    Lançar remessa no contas a pagar

    Selecione esta opção para que o lançamento de remessa seja efetuado no Contas a Pagar e só vá para o movimento do proprietário após ser baixado através daquele módulo.

    Para os lançamentos da conta Remessa de Saldo, efetuados no Contas a Pagar, será considerado como Credor o próprio proprietário ou seu procurador/representante (caso haja).

    Pagamento realizado

    Indique se o lançamento foi efetuado na Administradora ou no Banco (neste último caso, será necessário indicar em que conta corrente ocorreu o lançamento).

    Esta opção só será disponibilizada caso em Configurações Opções / Contabilidade a opção Trabalha integrado com o sistema Financeiro esteja assinalada com Sim.

    Remessa de saldo

    Informe como o proprietário vai receber a remessa.

    Período para remessa de saldo

    Informe o período para apuração do valor a ser remetido.

    Fechamento como data inicial

    Marque esta opção para que seja considerada como data de início do período de apuração, o dia seguinte ao do último travamento contábil efetuado para o proprietário.

    Data do lançamento da remessa de saldo

    Informe o dia no qual o lançamento deve ser efetuado no movimento ou que será considerado como data de vencimento, caso seja lançado no Contas a Pagar.

    Abater contas não pagas no Contas a Pagar

    Marque esta opção e indique a data de vencimento limite para verificação caso tenham que ser abatidas, do valor da remessa, as contas lançadas no Contas a Pagar que não foram baixadas.

    Considerar contas no status previsto

    Marque esta opção caso devam ser abatidas do valor da remessa as contas lançadas no Contas a Pagar que estejam no status Previsto.


  3. Clique em Avançar.
  4. Clique em Concluir.

    Caso tenha indicado que as contas não baixadas no Contas a Pagar devam ser consideradas, será apresentada tela demonstrando os lançamentos pendentes. Neste momento, o usuário poderá confirmar ou cancelar o procedimento (neste último caso, o sistema ainda pergunta se deve efetuar a remessa desconsiderando o abatimento dos lançamentos no Contas a Pagar ).


Emitir Relatório de Prestação de Contas 


Por meio da opção Prestação de Contas é emitido um relatório discriminando todos os lançamentos efetuados no movimento do proprietário, na conta disponível que for indicada.

Esta opção só estará disponível caso esteja filtrado um Proprietário no campo Pessoa.

  1. Clique em Prestação de Contas.
  2. Será apresentada uma tela que possibilitará efetuar uma seleção por Proprietário ou por Unidade que já virá preenchida com o proprietário relacionado ao movimento que está sendo acessado.

    Evite selecionar outros proprietários para a emissão da prestação de contas neste momento, uma vez que o período de movimentação dos outros proprietários selecionados poderá ser diferente da que será indicada para o proprietário relacionado ao movimento.

  3. Clique em Avançar.
  4. Selecione a conta e o período desejado para gerar o extrato. 

    Marque a opção Considerar como data inicial a data de início de cada movimento para que esta data seja considerada o início da prestação de contas de cada proprietário selecionado, ou seja, a data seguinte àquela que foi informada para a realização do último travamento contábil. Marcando esta opção, deve ser informada a Data Final para emissão do relatório. 

    (aviso) Este campo só pode ser assinalado caso conste para todos os movimentos dos proprietários selecionados a realização de um travamento contábil.

  5. Clique em Avançar.

  6. Informe os campos:

    CampoDescrição
    Imprime Somente as ContasMarque quais contas serão demonstradas no relatório: crédito, débito ou ambas.
    Imprimir Mensagem

    Assinale com Sim caso deva ser descrito na prestação de contas a mensagem cadastrada na aba Complementares do Cadastro do Proprietário relacionado ao movimento.

    Ordenação do RelatórioSelecione a ordem em que os itens serão apresentados no relatório.
    Ordenação dos ProprietáriosSelecione a ordem em que os proprietários serão apresentados no relatório.
    ConsolidadoMarque se deseja imprimir lançamentos consolidados.
    Listar unidades sem movimentação no período Assinale para  listar as unidades, que no período, não foram movimentadas.
    Arquivo de Layout do RelatórioInforme o modelo do relatório. O layout padrão é LPrestacaoContas.rtm.
    Número de identificação na prestação de contas

    Marque esta opção caso queira inserir um número de identificação no relatório que será impresso.

    Tipo de Impressão
    Imprimir

    Selecione esta opção para enviar o relatório direto para a impressora, sem pré-visualização.

    Visualizar Marque esta opção para visualizar o relatório antes de sua impressão.

    No Cliente

    Selecione esta opção para que o relatório seja enviado para o Immobile Web, caso a administradora utilize este serviço, ou para o e-mail do proprietário.

    Salvar em PDF

    Marque esta opção para salvar o arquivo em PDF na máquina local.


  7. Caso tenha selecionado a opção No Cliente

    Esta tela será apresentada se a  Integração com a Web não estiver configurada.

    OpçãoDescrição

    Proprietário

    Envia o relatório para o e-mail configurado no cadastro do proprietário.

    Locatário

    Envia o relatório para o e-mail configurado no cadastro do locatário.

    Outros

    Envia o relatório para o e-mail que for informado no campo que será apresentado.

    Enviar cópia para administradora Marque esta opção para que, independentemente da opção selecionada, uma cópia do documento seja enviada para o e-mail da administradora.


  8. Clique em Concluir.


Emitir Relatório Extrato ADM


Por meio da opção Extrato ADM, você pode gerar um relatório detalhado dos lançamentos do Caixa da Administradora. Ele inclui saldo anterior, movimentações do período, saldo atual e um resumo de contas.

Esta opção só estará disponível caso esteja filtrado o Caixa da Administradora no campo Pessoa.


  1. Clique em Extrato ADM.
  2. Selecione o Disponível, ou deixe o campo em branco para visualizar todos.
  3. Informe o Período das movimentações que deseja visualizar no relatório.
  4. Selecione o Modelo do relatório.
  5. Selecione o Tipo de Impressão:
    CampoDescrição
    Imprimir

    Selecione esta opção para enviar o relatório direto para a impressora, sem pré-visualização.

    VisualizarMarque esta opção para visualizar o relatório antes de sua impressão.
    Salvar em PDFMarque esta opção para salvar o arquivo em PDF na máquina local.
     
  6. Clique em Concluir.


Sobrepor Fixos 


O botão Sobrepor Fixos possibilita a sobreposição de todos os lançamentos fixos de contabilidade que foram efetuados no mês em que o sistema estiver sendo operado. Para isso, serão considerados os dados descritos nos cadastros dos lançamentos fixos que originaram os lançamentos no momento em que for efetuada a sobreposição, assim como valores atuais de bases ou indexadores que estejam vinculados a esses lançamentos.

  1. Clique em Sobrepor Fixos.
  2. Confirme a sobreposição dos lançamentos.
  3. Aguarde a conclusão da operação.


Exportar 


É possível exportar os lançamentos filtrados. Para isso, basta clicar no botão Exportar após realizar o filtro desejado. Você pode salvar o arquivo exportado nos seguintes tipos: Planilha (.xls), XML (*xml), Arquivo de Texto (.txt) e Página Web (*html).


Visualizar 


É possível visualizar os lançamentos filtrados no formato de impressão. Para isso, basta clicar no botão Visualizar após realizar o filtro desejado. Também é possível editar o layout do relatório e salvá-lo ou imprimi-lo.


Avaliar Recurso 



Por meio desta opção, presente em diversos pontos do sistema, você envia sua avaliação do sistema aos desenvolvedores.

  1. Clique em Avaliar Recurso.
  2. Classifique a sua avaliação.

    • Classificação Positiva
      Quanto maior for a quantidade de , mais positiva será a classificação da sua avaliação.

    • Classificação Negativa
      Quanto maior for a quantidade de , mais negativa será a classificação da sua avaliação.

  3. Informe o seu elogio, sugestão de melhoria ou crítica sobre o recurso.

    Esse detalhamento da sua avaliação deve possuir no máximo 1000 caracteres.

  4. (Opcional) Informe seu nome e endereço de e-mail para contato.
  5. Clique em Enviar .