Nesse módulo é possível gerar e gravar o arquivo DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) em um diretório específico, possibilitando que o mesmo possa ser encaminhado para a Receita Federal após ser importado e validado por programa desenvolvido por este órgão.

A DIMOB é uma declaração obrigatória para empresas que intermedeiam locação de imóveis ou que tenham sido constituídas para administrarem imóveis próprios, e deve ser entregue até o último dia útil do mês de fevereiro do ano subsequente ao que se refiram as suas informações. Deve relacionar todos os proprietários que receberam rendimentos provenientes de aluguel de suas unidades, especificando, mês a mês, os totais de rendimentos, comissões e IRRF (no caso de locações entre proprietário pessoa física e locatário pessoa jurídica). Essas informações serão utilizadas pela Receita Federal para comparar com os valores que serão declarados por cada um desses proprietários, nas suas declarações de renda

Gerar DIMOB


  1. Clique na aba Administradora, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Gerador de DIMOB, no grupo Relatórios Administradora.
  3. Preencha os campos:

    CampoDescrição
    Ano-base

    Informe o ano base para geração da DIMOB. Baseado nesta informação, será feita uma busca no movimento contábil de cada um dos proprietários.

    Editar Valores de DIMOB

    Marque essa opção para que seja apresentada uma tela que permitirá conferir e, se for o caso, alterar os valores que serão gravados no arquivo a ser gerado pelo sistema.

    Essa tela também irá demonstrar se o registro a ser gravado no arquivo será aprovado ou reprovado ao ser importado para o programa da Receita Federal.

    Entrega Retificadora

    Marque sim caso tenha que gerar uma declaração retificadora.

    Nrº Retificadora

    Informe o número da declaração que será retificada.

    Declaração Especial

    Marque Sim caso tenha que gerar uma declaração especial, de acordo com as situações especificadas adiante.

    Data do Evento

    Informe a data na qual ocorreu a alteração da empresa, de acordo com o tipo de Situação Especial que for indicada.

    No caso de Situação Especial, a DIMOB deve ser entregue até o último dia útil do mês subsequente a data que for informada neste campo.

    Situação Especial

    Assinale a Situação Especial que ocorreu na empresa (Extinção, Fusão, Incorporação ou Cisão).

    Tipos de Unidade para DIMOBSelecione se a DIMOB será gerada como aluguel ou como incorporação, que é a realização do contrato por parte do dono ou outro titular, de opção de venda de um terreno em construção.
    Diretório para gravação da DIMOB em disco

    Indique o diretório no qual o arquivo DIMOB será gravado.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  4. Clique em Avançar.

  5. Marque Sim na opção Importar arquivo DIMOB gerado por outro sistema caso haja, em outro sistema, informações para a DIMOB referentes as mesmas unidades cadastradas no Locação, mas de um período não existente nesse sistema. Esta é uma situação que normalmente ocorre quando a administradora troca de sistema, passando a utilizar o Locação da Alterdata a partir de um determinado mês do ano.

  6. Clique em Avançar.
  7. Informe os códigos das contas que devem ser consideradas como aluguel.
  8. Clique em Avançar
  9. Informe os códigos das contas que devem ser consideradas como taxa de administração. 

    Somente poderão ser selecionadas contas que estejam configuradas como Incidentes para IRFF em seus cadastros no Plano de Contas. As contas estabelecidas para Acréscimos, Juros e IRRF não estão disponíveis para serem selecionadas, mas devem estar configuradas como Incidentes para IRRF para serem consideradas nos valores a serem gerados.

    As contas selecionadas nesse recurso também estão selecionadas para a emissão do Informe de Rendimentos.

    Não é possível selecionar a mesma conta nas duas telas.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  10. Clique em Avançar.

    Caso tenha marcado Sim na opção Importar arquivo DIMOB gerado por outro sistema será apresentada tela na qual deverá ser indicado o local de gravação desse arquivo e o período de meses que contém dados não existentes no Locação. Com isso será possível combinar as informações contidas nesse arquivo com as informações para DIMOB existentes no Locação, a partir do cruzamento de registros dos mesmos proprietários, locatários e contratos.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  11. Selecione os proprietários.
  12. Clique em Concluir

    Caso haja alguma inconsistência nos dados a serem gerados para a DIMOB, será apresentada uma tela listando os registros que tenham ajustes a serem efetuados, indicando se os mesmos serão ou não reprovados na hora de serem importados pelo programa da Receita Federal. Neste momento o usuário poderá optar em cancelar a geração, de modo a poder ajustar as inconsistências apontadas, ou continuar.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  13. (Opcional) Caso tenha sido marcada a opção Editar valores DIMOB, será apresentada tela relacionando cada registro que será gravado no arquivo, demonstrando colunas mensais com os valores totalizados de Aluguel, Comissão e IRRF, colunas estas que poderão ter o valor editado, antes da conclusão da gravação

    Dica:

    Ao gerar o arquivo DIMOB será apresentado o Relatório de Conferência com o conteúdo de cada linha que compõe o arquivo, o que possibilitará uma identificação mais rápida das informações que devem ser corrigidas, caso sejam apresentadas críticas quando o arquivo for importado pelo programa DIMOB da Receita Federal.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  14. (Opcional) Clique em Gravar para salvar a alteração. 


Avaliar Recurso


Por meio desta opção, você pode avaliar sua satisfação com o recurso.

  1. Clique na aba Administradora, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Gerador de DIMOB, no grupo Relatórios Administradora.
  3. Clique em Avaliar Recurso.
  4. Avalie, em estrelas, sua satisfação com o recurso. 
  5. (Opcional) Faça um comentário sobre o mesmo.
  6. (Opcional) Informe seu e-mail de contato.
  7. (Opcional) Informe seu nome para contato.
  8. Clique em Enviar.