Por meio da opção Repasse Proprietário é possível calcular e gerar lançamento de remessa de saldo para cada proprietário. Para isto, serão considerados os lançamentos existentes no movimento contábil do proprietário, de modo a estabelecer o saldo existente para o mesmo. Podem também ser consideradas despesas cadastradas no Contas a Pagar que ainda não estejam baixadas, de modo a diminuir o valor de saldo a ser repassado. Os valores calculados poderão ser lançados diretamente no movimento contábil de cada proprietário ou no Contas a Pagar, criando lançamentos que só irão para os movimentos após serem baixados.

Gerar Repasse do Proprietário


  1. Clique na aba Administradora, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Gerar Repasse Proprietário, no grupo Lançamentos Administradora.

  3. Informe os campos:

    CampoDescrição
    Selecione a conta de remessa de saldo

    Selecione a conta da remessa de saldo .

    Este campo já virá preenchido com a conta que estiver indicada no campo Remessa de Saldos no Estabelece Contas do Plano de Contas.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Selecione a conta caixa

    Selecione a conta do nível disponível na qual deverá ser efetuado o lançamento da remessa de saldo .

    Desconta CPMF da remessa de saldoMarque esta opção para que o valor de CPMF seja descontado da remessa de saldo.
    Gera cheque

    Marque esta opção para que seja gerado um cheque referente ao lançamento que será efetuado.

    Esta opção não tem ligação com o Módulo de Contas a Pagar, estando vinculada ao módulo WCheque.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Sobrepor lançamentos existentes

    Marque esta opção caso o lançamento a ser criado deva sobrepor lançamentos efetuados anteriormente.

    Lançar remessa no contas a pagar

    Marque esta opção caso os lançamentos de remessa devam ser efetuados no Contas a Pagar, de modo a serem lançados nos movimentos dos proprietários somente após serem baixados.

    Os lançamentos efetuados no Contas a Pagar considerarão como credor o próprio proprietário ou seu procurador, caso este esteja informado.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Pagamento Realizado

    Informe neste campo como o pagamento foi realizado, podendo ser indicado Na administradora, que são pagamentos realizados diretamente no escritório do cliente, ou seja, representa o Caixa/Tesouraria físico da empresa, ou No banco, assim possibilitando a seleção da conta bancária utilizada no pagamento.

    Este campo apenas é apresentado quando a configuração Trabalha integrado ao sistema Financeiro estiver marcada em Configurações Opções / Contabilidade.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Remessa de saldo

    Selecione a forma de envio da remessa de saldo para os proprietários (Em mãos, Correios, Dep. Conta, Vem Buscar).

    Período para remessa de saldo

    Informe o período que deverá ser considerado para apuração dos valores.

    O campo para indicação da data inicial só será disponibilizado para preenchimento caso a opção Fechamento como data inicial não esteja preenchida.

    Fechamento como data inicial

    Marque esta opção para que o sistema considere como data inicial do período de apuração o dia seguinte ao do último travamento contábil efetuado para cada movimento contábil dos proprietários selecionados para a emissão da remessa de saldo.

    Caso o sistema esteja configurado para efetuar remessa de saldo por unidades, esta opção ficará desabilitada para seleção.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Data do lançamento da remessa de saldo

    Informe a data na qual deverá ser efetuado o lançamento da remessa de saldo no movimento do proprietário, ou a data que deverá constar como a de vencimento, caso o lançamento seja efetuado no Contas a Pagar.

    Abater contas não pagas no contas a pagar até

    Marque esta opção caso queira que o sistema abata do valor da remessa de saldo os lançamentos efetuados no Contas a Pagar que ainda não tenham sido baixados, devendo, para isto, indicar uma data de vencimento limite para execução desta verificação.

    Considerar contas no status previsto

    Marque esta opção caso também devam ser consideradas para abatimento do saldo a ser remetido as contas lançadas no Contas a Pagar que estejam no status previsto.

  4. Clique em Avançar.
  5. Selecione os proprietários para os quais deverá ser efetuada a remessa de saldos.
  6. Clique em Concluir.

    Caso tenha sido assinalada a opção Abater contas não pagas no Contas a Pagar e seja selecionado somente um proprietário para ser efetuada a remessa de saldos, será apresentada uma tela que irá discriminar os lançamentos existentes no Contas a Pagar que serão considerados para abatimento do saldo a ser repassado, cabendo ao usuário confirmar ou cancelar o procedimento.


Avaliar Recurso


Por meio desta opção, você pode avaliar sua satisfação com o recurso.

  1. Clique na aba Administradora, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Gerar Repasse Proprietário, no grupo Lançamentos Administradora.

  3. Clique no botão Avaliar Recurso.
  4. Avalie, em estrelas, sua satisfação com o recurso.
  5. (Opcional) Faça um comentário sobre o mesmo.
  6. (Opcional) Informe seu e-mail de contato.
  7. (Opcional) Informe seu nome para contato.
  8. Clique em Enviar.