Antes de iniciar a utilização do aplicativo Liberação de Documentos é importante que as seguintes configurações já tenham sido realizadas:

Configurador Bimer


  1. No módulo Configurador Bimer, acesse Faturamento / Opções / Venda / Liberação de documentos.
  2. Marque a opção Trabalha com o módulo Liberador de documento para habilitar a rotina de liberação de documento.
  3. Selecione os sistemas que irão trabalhar com o Liberador de Documento:

    Caso não marque nenhuma opção, os documentos gerados pelo PDV, Faturamento ou PDV Alterdata (off-line) serão disponibilizados diretamente para o Liberador de Estoque.

    OpçãoDescrição
    PDV

    Marque esta opção para que ao efetuar uma venda direta ou processar um pedido no PDV, o sistema disponibilize o documento para visualização no Liberação de Documento.

    No Pré-Pedido, caso informe mais de um item que controle série, o sistema disponibilizará na tela um registro para cada unidade vendida do item.  

    Faturamento (Venda e Saída)Marque esta opção para que ao imprimir um documento no Faturamento em que a operação utilizada atualize estoque e seja de venda ou saída, o sistema disponibilize o documento para visualização no Liberação de Documento.
    Faturamento (Compra e Entrada de Importação)

    Marque para que ao imprimir um documento no Faturamento em que a operação utilizada seja de Compra ou Entrada de Importação, o sistema disponibilize o documento para visualização no Liberador de Documento.

    PDV Alterdata (off-line)

    Marque esta opção para que ao importar as vendas do PDV Alterdata (off-line) o sistema disponibilize o documento para ser visualizado pelo módulo Liberador de Documento

    Serão disponibilizados os documentos de venda direta e documentos gerados através de auxiliar de vendas. 

    Os documentos disponibilizados para Liberação de Documento somente serão visualizados pelo Liberador de Estoque após serem liberados.

  4. (Opcional) Marque a opção Trabalhar com requisição de material para permitir a possibilidade de gerar requisições de materiais a partir do módulo Liberador de Documento
  5. Aponte as empresas que trabalharão com a rotina de liberação de documento. 

    Para utilizar o módulo Liberador de Documentos a empresa precisa estar configurada para trabalhar com setores.

  6. Clique em Gravar.


Cadastro de Usuários


  1. No módulo Cadastro de Usuários, clique em Perfil de Usuário.
  2. Localize o perfil necessário.
  3. Clique em Editar.
  4. Em Controle de acesso aos sistemas, configure o acesso aos sistemas Liberação de Documento, PDV, Faturamento e PDV Alterdata (Offline).
  5. Clique em Salvar.


Requisição de Material


Caso opte por trabalhar com Requisição de Material a partir do módulo Liberação de Documento, é possível configurar para confirmar o recebimento da requisição. Ou seja, o estoque só será movimentado após o setor requisitante confirmar o recebimento dos produtos.  

  1. No módulo Requisição de Material, informe a empresa
  2. Clique em Opções.
  3. Na aba Geral, marque a opção Trabalhar com confirmação de recebimento de requisição

    Com esta opção marcada, será habilitado o botão Confirmação de recebimento de requisição nos sistemas Requisição de Material e Liberação de Documento.

    Só será permitido confirmar o recebimento de requisições totalmente atendidas ou atendidas com corte.

  4. Clique em OK.