A correta emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, a NFC-e, é essencial para o sucesso das operações de varejo. Um dos componentes mais importantes deste documento é o QR Code, que permite a consulta rápida e segura da nota.
A atualização para a versão 3.0 do QR Code garante que sua empresa esteja alinhada com os requisitos técnicos mais recentes para a emissão de documentos fiscais, especialmente em situações de contingência, assegurando a validade e a integridade de suas transações.
O que mudou?
A Nota Técnica (NT) 2025.001 é um documento que estabelece as alterações necessárias nos Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) do Brasil, como a NF-e e a NFC-e, para se adaptarem à Reforma Tributária do Consumo e incorporarem outras mudanças importantes, como a adoção do CNPJ alfanumérico e a implementação de um novo leiaute de QR-Code.
O principal objetivo da NT 2025.001, no que diz respeito ao QR Code, foi simplificar a validação das notas fiscais emitidas em modo offline, eliminando a dependência do antigo Digest Value (hash) e implementando um novo método de validação por meio da assinatura digital e do ID do Token do CSC, o que é ideal para a contingência.
Como configurar
- Acesse o ModaUP;
- No menu lateral, acesse Administrativo / Lojas;
- Localize o cadastro da loja que precisa configurar e clique no botão de editar;
- Na seção de Configurações, localize a opção Layout do QR-Code para NFC-e (ambiente de contingência);
- Nela, você deverá configurar optando pelo layout 2.0 ou 3.0 para emissão da NFC-e em contingência.
