Sistema não consegue conectar a base de Dados X PING, não respondendo.
Tanto na matriz quanto nas filiais, atendemos muitas situações onde o cliente diz que estava acessando os sistemas normalmente e repentinamente estes pararam de funcionar, acusando "Violação de Acesso" ou mensagens do tipo "Não foi possível conectar ao servidor de banco de dados".
Um dos testes mais realizados é verificar no momento de inicialização do sistema Alterdata no campo SUA CONEXÃO, qual IP o sistema está acessando (Ex.: Alterdata@192.168.0.1). Então utilizamos o comando PING (ambiente DOS-> C:/> Ping 192.168.0.1). Se foi constatado que o referido IP não responde, uma das causas prováveis e mais constantes no Suporte, é que simplesmente o IP do Servidor foi trocado pelo técnico da empresa, seja por necessidade de organização ou qualquer outro motivo e por isso o antigo não iria responder mesmo. Nestas situações basta ir ao Painel de Controle / Alterdata Config Cliente Nexus e colocar o novo IP e o problema será resolvido.
Outra dica seria no servidor utilizar o comando: IPCONFIG e verificar se o IP do servidor confere com o que está sendo acessado pela estação.