Tudo o que precisa saber sobre gestão contratual

O recurso Gestão de Contratos foi criado para permitir, por parte das Administradoras, o controle dos seus contratos de prestação de serviço. Com ele, as Administradoras poderão criar seus contratos e, com isso, elas poderão ter um controle dos valores cobrados por contrato, do seu vencimento, da sua inadimplência, de seu encerramento ou arquivamento e muito mais. Algumas Administradoras cobram por Serviços, Planos, etc. 


Como cadastrar Serviços 


Por meio desta opção você pode cadastrar os serviços prestados pela administradora, podendo ser vinculados aos planos e contratos cadastrados. Para saber como cadastrar serviços, siga os passos abaixo: 

  1. Acesse a aba Cadastros - Operacionais - Gestão de Contratos - Serviços 
  2. Clique em Novo.
  3. Informe o nome, valor e selecione a conta do financeiro equivalente ao serviço. 
  4. Clique em Gravar






Como cadastrar Planos


Por meio desta opção você pode cadastrar os planos (pacotes) de serviço, caso a Administradora cobre dessa forma. Para saber como cadastrar os planos, siga os passos abaixo: 

  1. Acesse a aba Cadastros - Operacionais - Gestão de Contratos - Planos  
  2. Clique em Novo.
  3. Informe o nome, valor e selecione a conta do financeiro equivalente ao plano.  
  4. Clique no botão de adicionar 
  5. Selecione um ou mais serviços que deseja incluir ao plano.

  6. Clique em Selecionar
  7. Clique em Gravar.

Como cadastrar Contratos


Para saber como cadastrar contratos, siga os passos abaixo: 

  1. Acesse a aba Cadastros - Operacionais - Gestão de Contratos - Contratos 
  2. Clique em Novo.   
  3. Na aba Geral, selecione para qual sistema o contrato é referente (Condomínio, Locação ou Financeiro), informe o cliente relativo ao contrato, defina os prazos (datas) e o plano ou serviço contratado. 
  4. Na aba Cobrança, informe os campos de data de vencimento e a referência, caso esse contrato estipule que serão cobrados valores referente a 13ª mensalidade, marque a opção específica e coloque o dia e mês para vencimento dessa parcela. Em seguida, informe a sua
    periodicidade de reajuste e o indexador para esse reajuste e informe o percentual de multa, caso tenha. Por fim, defina como será o
    lançamento no movimento do 
    ‘Contas a Receber’ após o contrato vencido.
     
  5. Clique em Gravar