Técnicas para mudar

Para sairmos de um lugar e irmos para outro é necessário mudar, para sairmos de um emprego ir para outro é necessário alterar algo, para sair de um casamento para outro é importante alterar sempre. O processo de mudança faz parte da vida de quem pretende estar em uma posição melhor e mais feliz, contudo, este processo não é fácil de ser realizado nem pelo condutor da mudança e muito menos pelo conduzido do processo.

Dentro de uma empresa, no atual estágio de competição a mudança ágil é um grande diferencial competitivo, porém a empresa é feita de pessoas e a essência da evolução do negócio está nestes profissionais aceitarem e se engajarem neste processo. Observo empresários com frequência se desesperando dizendo que a sua equipe é fraca e não reage na velocidade que ele quer, enquanto em muitos casos o problema está no condutor deste processo evolutivo.

O ser humano é um animal como outro qualquer, funciona muito sob condicionamento, tanto o condutor como o conduzido precisam de boas rotinas frequentes para estar em um ciclo positivo de fazer as coisas certas. Isso também vale para o processo de mudança, onde num ambiente altamente estável é mais difícil de mover-se do que num ambiente naturalmente movimentado para a mudança. Desta forma, uma das primeiras coisas para se refletir é o condutor continuamente retirar a sua equipe da zona de conforto, não deixá-la acomodar em rotinas regulares. Deixar claro para todos que a organização valoriza o processo de mudança contínua, estimular a equipe a criar e dar dicas importantes para o processo de alterar algo, alguma rotina, tarefa, forma de funcionamento.

Às vezes somos condutores e conduzidos de nós mesmos e, para isso, a nossa disciplina precisa ser maior ainda.

O normal do conduzido é querer resultados no curto prazo, recompensas rápidas e diárias, assim como o condutor também, mas no longo prazo. Sacrifícios de ambos os lados são necessários o tempo todo.

Às vezes o que aparenta ser um problema das pessoas é uma dificuldade na situação. Estudos psicológicos demonstram que as pessoas ficam presas a situações por questões emocionais e não práticas ou lógicas. Muitas vezes não faz sentido o comportamento que faz determinada pessoa ficar presa em certo contexto, mas é uma caraterística do ser humano e não daquela pessoa em especial. Assim, o condutor deve mudar a situação para facilitar a vida dos conduzidos, quanto mais o condutor esperar que a equipe mude sozinha, mais dificuldades terão.

Por esta razão, quando o condutor e o conduzido são a mesma pessoa, como acontece no processo pessoal de divórcio, tudo fica mais complicado. A insegurança de trocar o ambiente que já conhece, mesmo que não goste, por um ambiente novo e diferente, que não sabe se gostará ou se adaptará, traz uma grande incerteza. Neste caso pessoal, é importante separar o passado do futuro, ou seja, é imprescindível resolver o que a prende a algo do passado que não goste, para mais a frente refletir sobre a entrada num futuro que pode ser que goste. Quando se depende de resolver a incerteza do futuro, o processo de mudança fica muito mais complicado.

O condutor deve ter cuidado para não julgar como preguiça da equipe o que na verdade pode ser EXAUSTÃO. O cansaço da equipe pode levar a interpretações errôneas, pode cair a produtividade e, desta forma, o ideal é escutar a equipe o tempo inteiro. Deixar tudo muito claro, certamente contribuirá para o sucesso da comunicação, fará com que toda a sua equipe saiba para onde a empresa está indo.

Desta forma, é muito importante INDICAR DESTINO, demonstrar para a equipe o tempo inteiro que para chegar onde queremos é preciso dar os passos da mudança. É importante o condutor entender que o natural da equipe é estar no automático, ou seja, ir pelo caminho que já conhecem e, com isso, o condutor precisará ficar um bom tempo fiscalizando para que todos tomem o novo caminho, fazendo diferente, sendo distinto do que era, pois isso não se realizará do dia para noite.

Outro aspecto fundamental é ENCONTRAR O SENTIMENTO da equipe quando acontecer a mudança, pois só o conhecimento não é suficiente. É preciso fazer com que as pessoas sintam irritação, esperança, preocupação, entusiasmo, medo, felicidade, surpresa ou outra emoção qualquer, mas é importante que sintam. O condutor não deve acreditar que o fato de ter passado o que se devem fazer durante a mudança simplesmente será aceito, o ser humano não funciona desta forma.

Para facilitar o processo de mudança é importante que o condutor tenha a certeza que precisará FORMAR BONS HÁBITOS, pois todos estão acostumados com hábitos antigos e enraizados nos processos até então implantados, todos funcionando no automático. As pessoas são incrivelmente sensíveis a normas e expectativas de seu entorno social e cultural, todos querem vestir a roupa adequada, dizer as coisas certas e frequentar os lugares certos. Tal comportamento é contagioso, daí a importância de desenvolver novos hábitos saudáveis.

Outra técnica que pode contribuir para o processo de mudança é FRAGMENTAR O OBJETIVO final em pequenos objetivos parciais. Às vezes o processo de mudança todo é muito complexo, é longo, distante e até mesmo desestimulador. Porém, quando o condutor divide em pequenos objetivos que possam ser comemorados quando atingidos o grupo se motiva mais, entende que está vencendo etapas, percebe que conquistou algo, facilitando assim chegar ao objetivo final.

Desta forma, quando estiver diante de um processo de mudança não veja o problema como algo intransponível, pois o que pode estar faltando para o sucesso são técnicas para fazer com que tudo aconteça de uma forma planejada.



Ladmir Carvalho
Diretor Executivo - Alterdata Software