Pontos de Conexão na sua carreira

Se você está entrando no mercado de trabalho saiba que dará mais ou menos certo de acordo com o seu comportamento e não em função do seu conhecimento técnico adquirido numa faculdade. O curso superior é fundamental, mas não lhe tornará diferente de todos que fizerem o mesmo curso. O que lhe tornará um profissional melhor é a forma como você percebe os problemas e desafios que se colocarão à sua frente.

O importante é entender que a carreira é feita de “Pontos de Conexão”, pontos que aparentemente estão soltos, mas que em algum momento se unirão para torna-lo pronto para quando a oportunidade acontecer. Quando estiver fazendo um curso de inglês você estará criando um destes pontos, da mesma forma quando estiver fazendo um curso de vendas e ainda quando estiver fazendo estágio em determinada empresa estará adquirindo conhecimento útil para na frente unir todos os demais pontos e tornar-se preparado para uma oportunidade.

As oportunidades aparecerão na sua frente em várias circunstâncias e você precisará estar pronto naquele exato momento. Quando isso acontecer será capaz de assumir um cargo novo, uma liderança nova, um novo contrato, uma remuneração mais elevada e muitos irão dizer para você que é uma pessoa de sorte, que é iluminado, mas na verdade você é um bom colecionador de “Pontos de Conexão”. Dentro de uma empresa quando surge um novo cargo, normalmente o líder escolherá uma pessoa baseado nas habilidades necessárias para este novo desafio, e não em função do tempo de casa. As empresas de sucesso trabalham com o princípio da meritocracia, onde as oportunidades são assumidas pelas pessoas que possuem o maior conjunto de habilidades para enfrentar o problema. Desta forma, o profissional da era do conhecimento precisa ser um colecionador destas habilidades, destes “Pontos de Conexão” adquiridos ao longo da carreira.

Não acredite que as pessoas de sucesso são Midas, que onde tocam tudo vira ouro, isso não existe. Não acredite que as pessoas que deram certos são predestinadas, isso não acontece. O que existe é você ter um comportamento que o faz estudar e se aprimorar o tempo inteiro, independente do sucesso que já adquiriu. Isso sim o torna mais preparado e capaz, fazendo com que seja eficaz em muitos momentos da vida, trazendo bons negócios e sucesso para sua carreira.

Lembre-se que todos os profissionais que atuam no mesmo mercado que você provavelmente encontram os mesmos problemas e dificuldades, desta forma, procure ver oportunidade onde a maioria vê problemas. Quando uma grande dificuldade aparecer na sua frente lembre-se que todos estão na mesma situação. Coloque-se de uma forma que possa descobrir onde está o espaço para você passar por esta barreira – ele existe mesmo que você consiga ver facilmente. Oportunidade e Problema estão sempre juntos, depende apenas da sua capacidade de enxergar, da sua determinação em insistir até encontrar o espaço, da sua forma de unir todos os seus “Pontos de Conexão” adquiridos ao longo da vida naquele exato momento.

Estamos vivendo na era do conhecimento, onde tudo se transforma muito rapidamente, onde adquirir informação é passo fundamental para estar na frente dos concorrentes do mesmo mercado. Sendo assim, creio ser importante ser um profissional muito bom em determinada coisa, focado no assunto que se propõe a entender, para que se complemente com habilidades gerais fundamentais. Um bom exemplo é na área que atuo, tecnologia. É possível um analista de sistemas ser especializado em Banco de Dados, ser muito bom nisso, estar acima da média neste tipo de conhecimento muito específico. Porém, muitos também serão bons neste assunto focado, sendo assim fundamental se complementar com conhecimentos de gerência de projeto, gestão de pessoas, orçamento, planejamento estratégico, oratória, liderança, inglês, vendas e outros temas complementares. Cada um destes será um “Ponto de Conexão” que se unirão no futuro em algum momento que nem sempre controlamos, mas com a certeza que um dia acontecerá.

Estes “Pontos de Conexão” farão você ter mais autoconfiança, tornando mais fácil ter um comportamento adequado para assumir novas responsabilidades. É de conhecimento do mercado uma pesquisa feita há alguns anos atrás em Harvard nos EUA com 5.000 executivos demitidos, mostrando que 89% dos casos a demissão foi por motivos de comportamento e temperamento e não por falta de conhecimento técnico. Desta forma, percebe-se que o conhecimento do assunto não foi suficiente para manter a pessoa no cargo, o profissional precisava de outros “Pontos de Conexão” para poder ser mais completo. Sendo assim, os profissionais são contratados pelo conhecimento técnico e são demitidos pelo comportamento.



Ladmir Carvalho
Diretor Executivo - Alterdata Software