O poder do Feedback positivo e negativo

Saber dar um excelente feedback para as pessoas que trabalham conosco é uma forma de ajudar a empresa e contribuir para o processo de ascensão na carreira.

Há uma premissa no mercado que as pessoas são contratadas para fazerem as coisas corretamente, que não é mais do que obrigação fazer direito, sendo assim desnecessário fazer elogios ou mesmo dizer que está indo na direção certa. Contudo, isso, sem dúvidas, é algo nocivo não apenas para a companhia, como também para a pessoa que tem a oportunidade de valorizar o trabalho de alguém e não o faz.

A arte de uma empresa de sucesso, na grande maioria das vezes, não é o conhecimento técnico que esta empresa tem de determinado assunto, mas é o alinhamento que a equipe possui, a forma de trabalharem juntas, remando na mesma velocidade, isso transforma-os em um grupo forte e temido pelos concorrentes. Porém para estar trabalhando na mesma batida, no mesmo ritmo, é importante que saibam se o que estão fazendo está correto ou não. Dar feedback significa passar informações positivas ou negativas para alguém que trabalha conosco sobre os mais variados aspectos da função e das tarefas envolvidas.

A um tempo atrás a Revista Exame perguntou aos funcionários das 150 maiores e melhores empresas para se trabalhar quais eram os principais fatores que traziam satisfação e motivação no ambiente de trabalho, e o resultado foi surpreendente: o terceiro item mais respondido foi “salários e benefícios condizentes ao cargo”, e o primeiro fator que traz mais alegria no trabalho foi: “aprovação ou direcionamento” da liderança.  Veja que incrível, a recompensa verbal (aprovação da liderança), teve mais destaque que a recompensa financeira (salários e benefícios condizente ao cargo).

Uma das premissas do ser humano é a REALIZAÇÃO, seja ela material ou não. O dinheiro que recebemos nos dá a sensação de realização física, pois com ele podemos comprar um carro, uma casa ou outros bens. Agora a realização também está conectada a coisas intangíveis como fechar um grande pedido, reconquistar um cliente perdido ou produzir um relatório magnífico. E quando o gestor recompensa verbalmente este trabalho, o funcionário também se sente REALIZADO, principalmente quando este feedback parte de uma pessoa que ele admira e que está em um posto mais elevado que o seu.

Sendo assim, é extremamente recomendável que o Feedback positivo aconteça em público, quando possível, na frente de todos os demais do setor, é importante que todos percebam que o trabalho está sendo bem feito, e que principalmente a liderança está percebendo este valor. Outro benefício neste momento é que está sendo criado um referencial, algo que os demais possam colocar como padrão de excelência, repetindo assim outras vezes. O Feedback positivo também deve ser feito lateralmente, ou seja, quantas vezes um colega de mesmo nível hierárquico faz um trabalho magnífico e não comentamos com o mesmo, isso não deveria acontecer.  É importante para o ambiente saudável de trabalho que um valorize o trabalho do outro, gerando um clima melhor para todos.  Cabe ao líder fomentar este tipo de iniciativa entre os pares.

A pouco tempo li um artigo do Luciano Pires, importante palestrante de negócio, contando um caso de quando era alto executivo de uma determinada empresa, tinha o hábito de ter uma caixa de chocolates BIS na sua mesa, sempre que alguém fazia algo muito interessante ele dava um chocolate para a pessoa elogiando-a, e pedia-a para comer na hora, e neste momento pegava o papel que envolvia o chocolate e escrevia o motivo dele ter ganho a iguaria. Ocorre que mais de 15 anos depois ao encontrar com antigos subordinados, alguns disseram que ainda tinham os papéis do chocolate guardado pelo orgulho de tê-los conquistado. A questão para se refletir é que, um chocolate BIS custa centavos, e mesmo assim, causou a magia de realização não pelo valor mas pelo reconhecimento, pela orientação que estavam no caminho certo.

Outro aspecto importante é o feedback para cima, isso mesmo, falar com o seu líder que ele está no caminho certo, que determinada decisão foi acertada, isso dará uma bússola para o comandante que as decisões estão sendo bem aceitas e compartilhadas pela equipe. Também participar de forma honesta nas pesquisas de satisfação interna da empresa é uma forma de dar feedback para os executivos, donos e líderes do que você está percebendo da operação da empresa.

Outra lição importante á na hora de dar o feedback negativo, este deve ser feito em separado, isolado do grupo, não deve fazer correções pesadas ao indivíduo na frente de todos para não gerar constrangimento.  Contudo, isso não quer dizer que em determinados momentos, normalmente reuniões de grupos, certas pessoas não possam ser contrariadas e corrigidas, isso pode ser importante para o grupo como orientação geral, contudo, cuidado com a forma de se colocar, pois o líder não deve aparentar prepotência ou indolência.

O perfeito uso da ferramenta do feedback poderá transformar a relação de um grupo de trabalho.


Ladmir Carvalho
Diretor Executivo - Alterdata Software