Para que possamos melhorar na carreira ou mesmo fazer a nossa empresa crescer para outras frentes precisamos de Networking, necessitamos de estar conectados com pessoas que nos façam estar em outro patamar, que nos façam perceber outros enfoques, que nos façam entender de outras coisas além daquelas que gostamos e sabemos fazer.
Para se formar uma boa rede de relacionamentos é fundamental compreender que somos seres sociais em nossa essência, queremos estar com pessoas, seja no trabalho, lazer, turismo, esporte, ou outra atividade qualquer, e ainda que temos o livre arbítrio de escolher as nossas companhias. Se podemos escolher as pessoas com quem nos relacionamos, não faz sentido estarmos com pessoas que nos coloquem em situações piores a que estamos. Segundo Rob Cross, prof. da University of Virgínia em um estudo profundo sobre o assunto publicado na Revista Harvard Business Review, temos que incluir gente com energia positiva em nosso círculo mais próximo, pois se estes forem entusiásticos, autênticos e generosos, também seremos desta forma, atraindo assim coisas boas para a nossa carreira ou empresa.
O estudo deste professor deixa claro que devemos ter pessoas em nosso círculo de relacionamento que compreendam de coisas diferentes das que entendemos, andarmos apenas com pessoas iguais a nós mesmos não é nada engrandecedor profissionalmente, não nos fará enxergar oportunidades diferentes do padrão. Então é bom termos relacionamento próximo com alguns clientes externos ou internos para compartilhar melhores práticas de gestão ou carreira, e ainda nos relacionarmos com pessoas de outras área de atividade.
Este estudo também comenta que precisamos ter pessoas em nosso círculo que possam criticar nossas decisões, avaliar a nossa conduta, inspirar e instigar o nosso crescimento pessoal, e as vezes isso se faz com um amigo de outro setor da empresa, as vezes com outros empresários de maior porte do que nós mesmos, as vezes com o nosso superior hierárquico ou ainda com os nossos cônjuges.
As pesquisas demonstram ainda que é importante ter neste círculo pessoas abaixo de nossa posição, para que possamos ter informações do que acontece no ambiente que nossas decisões influenciam, contudo, é importante compreender com clareza se esta informação é sincera ou está influenciada pelo nosso cargo.
Estarmos em grupos de empresários ou profissionais da área, sendo muitos de maior nível cultural, acadêmico e econômico do que nós mesmos, nos dará uma visão desprendida de nosso universo diário na empresa que trabalhamos.
Também ficou claro que Networking não é quantidade, não adianta o profissional ou empresário ter centenas de pessoas neste seleto grupo, é importante ter poucas pessoas certas. É importante estar nas associações profissionais ou técnicas corretas, não adianta achar que entrar para inúmeros grupos sociais sem critério é sinal de estar fazendo um bom Network.
Outro aspecto fundamental é ter a nossa volta pessoas que vêem oportunidade onde a maioria vê problemas, ter um mentor, chefe, cliente, amigo ou outro que nos inspire com o seu senso de observação de coisas positivas é um fator motivador de melhoria para nós mesmos.
Seja sincero, seja amigo, entenda que um bom relacionamento de Networking é dar e receber, então pegue informações, escute dicas, ouça críticas, mas também lembre-se de dar a sua contribuição para todos que estão colocando-o nos seus grupos, isso fará com que você seja um profissional mais completo e que administre a sua empresa de forma mais eficaz.
Ladmir Carvalho
Diretor Executivo - Alterdata Software