O cadastro de Empresas no GAP é onde você registra as principais informações da sua empresa.

Com isso, as informações estarão disponíveis nos módulos Folha de PagamentoFiscal e Contábil.

Nova Empresa


  1. Na tela principal do GAP , clique no módulo Social .
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Empresas/ Cadastro de Empresas.

  3. No campo Empresa, insira o código que será utilizado para identificar a empresa.

    Caso ainda não exista uma empresa cadastrada com o código informado, o sistema exibirá uma janela solicitando a confirmação para incluir uma nova empresa com esse código.

  4. Na janela de confirmação, clique em Sim.
  5. Nas guias apresentadas, preencha as informações da empresa:

    Os campos destacados em amarelo são de preenchimento obrigatório.

    Básico

    1. Indique se o cadastro refere-se a uma pessoa física ou jurídica.
    2. Preencha os dados básicos da empresa.
    3. Informe o Endereço.
    4. Preencha os campos de informações jurídicas.

      No campo Grupo, é possível definir grupos de empresas a serem cadastradas, como por exemplo, grupos de Pessoas Físicas e grupos de Pessoas Jurídicas. Esse código é composto por dois dígitos. Através da identificação desse campo é possível emitir listagens de empresas separadas por grupos.

    Trabalhista

    Aqui serão cadastradas as principais informações para a folha de pagamento.
     

    1. Informe os parâmetros de RH e folha de pagamento.

      O campo Quantidade Atual de Empregados é preenchido automaticamente conforme você cadastra funcionários.

    2. Defina as configurações de layout da Folha de Pagamento:

      1. Escolha o modelo a ser utilizado na geração da folha.
      2. Marque a opção Resumos por Divisão de RH caso deseje que a folha contenha um resumo totalizador com separações por divisão de RH.
      3. Marque a opção Ordem Alfabética para ordenar os funcionários dessa maneira. Caso a opção esteja desmarcada, os funcionários serão ordenados por código de cadastro.

    3. Habilite o campo Informações do PAT , caso a empresa faça parte, e preencha os campos.
    4. Informe as quantidades de dias de vencimento e prorrogação do Contrato de Experiência.
    5. Preencha as Informações do Município.
    6. Configure o campo Informações para Aulistas, caso a empresa possua funcionários que trabalhem nessa modalidade.
    7. Nas abas apresentadas, preencha as informações sobre obrigações trabalhistas e previdenciárias:

      CampoDescrição
      Número MatrículaCaso a empresa possua, preencha neste campo.

      Código GPS

      Informe o código de pagamento de GPS. Caso não encontre o código correspondente, deverá cadastrar em Parâmetros Gerais / Cadastros / Tabelas Trabalhistas / Tabela de Códigos Pagamento INSS.

      Este campo é obrigatório.

      Código FPASCaso não tenha dados, deverá cadastrar em Parâmetros Gerais / Tabelas Oficiais / Tabelas Trabalhistas / Tabela de FPAS .
      Terceiros

      Caso não possua códigos de Terceiros, deverá cadastrar em Parâmetros Gerais / Tabelas Oficiais / Tabelas Trabalhistas / Tabela de FPAS / aba Terceiros .

      FAP

      Informe o percentual do FAP e a data de cadastramento.

      Os dados de FGTS devem ser informados para a geração da SEFIP.

      Nesta aba serão definidos os parâmetros para a geração do arquivo da RAIS.

      Os dados desta aba serão utilizados para empresas enquadradas na desoneração da folha de pagamento.

    1. Na aba Outras Informações, defina os seguintes parâmetros:
      CampoDescrição
      % Adiantamento AutomáticoInforme o percentual de adiantamento que será pago nos recibos dos funcionários. 
      Fator de ArredondamentoPara arredondar os valores do recibo, defina um Fator de Arredondamento. Por exemplo, se preferir ocultar os centavos, configure o fator como "1,00".
      Fator Arredondamento Pró-LaborePara arredondar os valores do Pró-Labore, defina um Fator de Arredondamento. Por exemplo, se preferir ocultar os centavos, configure o fator como "1,00".
      Recolhe PIS sobre Folha?Ao marcar Sim, nesta opção, o sistema calculará 1% sobre a folha de pagamento para o pagamento do PIS sobre folha.
      Mensagem de Aniversário no Holerite?Marque esta opção para enviar uma mensagem de aniversário no holerite dos funcionários que estiverem fazendo aniversário no mês.
      Ordena Eventos na Emissão do Recibo?Marque esta opção para organizar os eventos em ordem numérica no recibo do funcionário.
      Vale-Transporte com Base nos Dias Úteis?Com esta opção marcada, o sistema vai considerar apenas os dias úteis no cálculo do Vale-Transporte
      Décimo Terceiro em Parcela Única?Ao marcar esta opção, não será permitido dividir o pagamento do Décimo Terceiro em duas parcelas.
    2. Com a opção  Pagamento Periódico marcada, é possível definir os cálculos de INSS, IRRF e Fixos de maneira proporcional.
    3. Em  Regime de Pagamento , defina se a empresa opera no regime Competência ou Caixa  para os funcionários e sócios.
    4. Informe os dados do banco para a geração do arquivo da Folha Eletrônica.
    5. Defina o modelo para processamento dos recibos para os Funcionários.
    6. Defina o modelo para processamento do Pró-Labore.

    Nesta aba devem ser configuradas as informações necessárias para o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).

    Preencha os campos com as principais informações a serem enviadas ao eSocial na aba Informações Gerais.

     Selecione um registro de Classificação Tributária da empresa conforme o leiaute do eSocial.

Localizar Empresa 


  1. Na tela principal do GAP, clique no menu Parâmetros Gerais.
  2. Clique em Cadastros.
  3. Dê duplo clique na rotina Cadastro de Empresas.
  4. Clique em  Consultar.
  5. Selecione a empresa desejada.

Editar Empresa


  1. Localize a empresa.
  2. Realize as alterações necessárias.
  3. Clique em Salvar

Imprimir Relatório de Empresas


  1. Na tela principal do GAP, clique no menu Parâmetros Gerais .
  2. Clique em Cadastros.
  3. Dê duplo clique na rotina Cadastro de Empresas.
  4. Clique em  Imprimir.
  5. Determine as opções para a impressão.

    Caso deseje, é possível  Visualizar o relatório antes de imprimir.

  6. Clique em  Imprimir.
  7. Confirme a impressão.

Incluir Anotações


Através dessa opção, é possível inserir qualquer observação importante de cada empresa.

  1. Localize a empresa.
  2. Clique em Anotações.
  3. No campo Código, informe o identificador da observação.
  4. Digite as anotações que desejar.
  5. Clique em Salvar.