Autor do artigo: Mariapaula.sup.pack
Informações
A Consulta da Telemetria tem por objetivo medir quantitativamente o uso de recursos do Sistema Fiscal. Baseando-se nos acessos aos menus disponíveis, serão demonstradas as informações em gráficos e listas.
A medição é realizada por usuário, verificando para cada dia a quantidade de vezes que o recurso foi utilizado e o tempo gasto. A partir destes dados, o sistema apura o tempo médio de utilização de cada módulo, montando rankings por usabilidade (Usuários que mais utilizam), frequência (Quantidade de acessos aos módulos) e permanência (Tempo total gasto no recurso).
Como consultar a telemetria?
- No sistema Fiscal e clique no Menu do sistema >Consultar Telemetria;
- O controle possui duas abas:
Visão geral: que totaliza os dados de todos os usuários do sistema;
Por usuário: que permite o filtro das informações por usuários.
Visão Geral
- Utilização do Sistema:
Visualizaremos um gráfico contento o percentual e os intervalos de acordo com o período filtrado. Percorrendo o gráfico será possível verificar alguns pontos com dia e total de acessos aos recursos, por exemplo, se foi acessado o cadastro da empresa para uma alteração e após efetuada a geração do Sped, serão 2 acessos, pois 2 recursos do sistema foram acessados no dia.
- Usuários ativos:
Será apresentada a quantidade de usuários ativos de acordo com o cadastro de usuários do sistema fiscal. - Utilização de Recursos:
Exibirá o percentual de recursos que estão sendo utilizados no sistema. Com essa informação o cliente poderá analisar o quanto dos recursos disponíveis no sistema estão sendo utilizados. A lista dos recursos que não estão sendo utilizados é demonstrada no item Recursos não utilizados . - Opções:
Caso não deseje que o sistema analise algum recurso, clicando em Opções poderá selecioná-lo. Nesta opção, também é possível identificarmos os recursos que são analisado na Telemetria. - Média de sessão:
Exibirá a média de permanências nos módulos naquele período selecionado. - Taxa de rejeição:
Será exibido um percentual, referente aos recursos que foram acessados e que o usuário logo fechou, sem qualquer interação. Esses serão considerados rejeitados pelo sistema. - Top 5 Usabilidade:
Serão exibidos os 5 usuários que mais utilizaram o sistema, sendo possível visualizar o Ranking Completo, clicando no link Ranking Completo.
- Top 5 de frequência
Serão exibidos os 5 recursos do sistema que mais são acessados, podendo ser ordenado da menor para a maior frequência, para isso clique no link Ordenar. - Top 5 Permanência:
Serão exibidos os tempos gastos nos 5 recursos com maior tempo de utilização do sistema, podendo ser ordenado do menor para o maior, segundo o critério do cliente, basta clicar no link Ordenar.
Por Usuário
Nesta aba, visualizaremos os gráficos de utilização do sistema filtrando por um usuário específico ou todos os usuários. Percorrendo o gráfico é possível verificar alguns pontos com dia e total de acessos aos recursos daqueles usuários selecionados, como por exemplo, o usuário Supervisor acessou o cadastro da empresa e em seguida a gerou o Sped constará para esse usuário 2 acessos naquele determinado dia. Também será possível a visualização do Top 5 Frequência, Top 5 Permanência e os seus respectivos Rankings completos, além da emissão de relatórios.
No Ranking completo será possível o filtro de usuários específicos ou todos, para verificação dos recursos utilizados. Sendo possível visualizar os recursos não utilizados, marcando a opção Mostrar Recursos não utilizados, esses serão exibidos em vermelho.