SPED ICMS - Registro 0150 e 0175 - Cadastro de Participante

Este artigo demonstra quais cadastros o Sistema Escrita Fiscal utiliza para a formulação do Registro 0150 e 0175 que é responsável pelos dados do cadastro de participante.

O Bloco 0 do SPED Fiscal é o bloco responsável pelas informações de abertura do arquivo e identificação da entidade.


Registro 0150 - Cadastro do Participante

Este Registro tem por objetivo informar os dados cadastrais das pessoas Físicas ou Jurídicas, envolvidas nas transações efetuadas pela empresa no período, ou seja, Clientes ou Fornecedores envolvidos nas operações financeiras da empresa no período.

Para a formulação do registro do SPED o sistema irá utilizar os dados no Cadastro de Fornecedores e Clientes. Sendo assim caso ocorra algum erro de validação no SPED Fiscal para o registro 0150, poderá conferir as seguintes informações:

  • Quando o erro se tratar de um Fornecedor, poderá acessar "Cadastro - Fornecedores".
    Selecione o Fornecedor no qual está apresentando erros no SPED e verifique os dados informados.


  • Quando o erro se tratar de um Cliente, poderá acessar  "Cadastro - Clientes".
    Selecione o Cliente  no qual está apresentando erros no SPED e verifique os dados informados.


Registro 0175 - Alteração do Cadastro do Participante

Este Registro é obrigatório sempre que ocorrer alguma alteração cadastral dos participantes envolvidos nas transações efetuadas pela empresa no período.

Para a formulação do registro do SPED o sistema irá utilizar o Histórico dos dados no Cadastro de Fornecedores e Clientes. Sendo assim caso ocorra algum erro de validação no SPED Fiscal para o registro 0175, poderá conferir as seguintes informações:

  • Quando o erro se tratar de um Fornecedor, poderá acessar "Cadastros / Fornecedores".

    1. Selecione o participante que está apresentando o erro e clique no ícone de Histórico de Alterações no topo da tela. 
    2. O sistema irá relacionar as alterações efetuadas para este participante. Ao clicar duas vezes sobre o Histórico o sistema irá demonstrar qual foi a alteração efetuada.


  • Quando o erro se tratar de um Cliente, poderá acessar "Cadastro / Clientes".

    1. Selecione o participante que está apresentando o erro e clique no ícone de Histórico de Alterações no topo da tela.
    2. O sistema irá relacionar as alterações efetuadas para este participante.
    3. Ao clicar duas vezes sobre o Histórico o sistema irá demonstrar qual foi a alteração efetuada.



Gere novamente o arquivo do SPED Fiscal e verifique se os erros de validação foram devidamente corrigidos.