Já se deparou com um erro no Sped ICMS do qual não sabia o que era? Neste artigo vamos ver o erro "O código de item não possui correspondente na entrada" e como corrigi-lo.
O que é?
O estado do AM passou a exigir que a movimentação de produtos na entrada, saída e estoque tenham o mesmo código. Isso para garantir que o contribuinte está fazendo a movimentação correta, ou seja, está lançando e emitindo todas as notas fiscais para acobertar toda a movimentação financeira de compras, vendas e estoque, evitando fraudes.
Quando o cliente movimenta o item de entrada com código diferente do item de saída ou do inventário enviado, existe um serviço da SEFAZ AM, que passa a demonstrar um erro indicando que a operação não está acobertada corretamente pelas notas fiscais/inventário, erro esse que não é apresentado na validação do SPED ICMS.
O comunicado sobre essa mudança está no site http://www.sefaz.am.gov.br/noticias/exibenoticia.asp?codnoticia=23350, no link é informado que teria início em 2021, porém foi prorrogado para 2022.
A gestão do código de produto na base de dados do Fiscal deve ser feita pelo cliente em parceria com o contador.
O que gera o erro?
Esse erro ocorre devido a ter registrado no período a entrada de itens em determinado código e saída do mesmo item em outro código causando divergência na movimentação ou uma saída superior ao total de entradas do período, isso geralmente ocorre ao ter itens cadastrados em duplicidade.
Ex.: Vamos supor que em determinada empresa tenha entrado na nota fiscal de entrada o item 001 CANETA AZUL e na nota de saída vendeu-se o item 002 CANETA AZUL com isso temos uma divergência no estoque onde deu entrada em um item e a saída em outro.
Unificando os Produtos
- Acesse a aba Cadastros > Produtos > Produtos;
- Informe a Empresa e selecione os produtos que deseja unificar;
- Clique em Unificar em seguida selecione o produto que ficará no cadastro, conforme figura ao lado;
- Clique em Gravar e Iniciar.
Feito isso será unificado os produtos selecionados!