SPED ICMS - Como configurar o sistema para geração do registro 0500?

Autor do artigo: Stefanie.sup.pack

Informações



O registro 0500 tem o objetivo de identificar as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte informante em sua Contabilidade Geral, relativas às contas referenciadas no registro 0300. Então o registro 0500, só será criado quando  a empresa trabalhar com o CIAP.


Configurações


  1. Vá na aba Cadastro > Empresa > Aba Geral > Subaba Integração e marque que a empresa integra com a contabilidade;
  2. Ainda na aba Integração, no campo SPED, marque a opção Deseja levar conta analítica;
  3. Após vá no lançamento e informe o lançamento automático na aba Integração contábil da nota.
  4. Feito isso, só realizar a geração do SPED ICMS.

Outras configurações:

A empresa deve estar cadastrada no contábil e também já possuir os lançamentos automáticos configurados, para sobre isso detalhadamente, clique aqui . E no PHD > Aba cadastro > Plano de contas > na aba Definições deve ser informado os níveis das contas.

Após essas configurações, na geração do SPED o sistema levará para o registro C170 campo 37 o valor da conta vinculada no lançamento automático e conseguinte vai gerar o registro 0500.