SPED Contribuições - Qual é a diferença da geração do SPED Contribuições (PIS/COFINS) centralizado e consolidado?


Autor do artigo: Mariapaula.sup.pack

Saiba qual a diferença da geração do SPED Contribuições (PIS/COFINS) centralizado e consolidado.

Centralizado Detalhado


O SPED Contribuições (PIS/COFINS) centralizado contém a informação relativa à matriz e filiais em um único arquivo pelo CNPJ do estabelecimento matriz da pessoa jurídica, ou seja, o imposto é pago de forma centralizada.

Para gerar o SPED Contribuições (PIS/COFINS) centralizado, siga os passos:

  1. Acesse no Fiscal Cadastros>empresa e selecione a empresa desejada;
  2. Na aba Geral > sub aba Centralização marque a opção "Centralizador" e informe o código das guias que serão utilizadas na emissão do imposto centralizado;
  3. Acesse o cadastro das filiais na mesma aba, marque a opção "Centralizado" e no campo "Empresa centralizadora" indique o código da empresa matriz;

  4. Ao ajustar cada cadastro clique em "Gravar";

Para gerar o Sped Contribuições Centralizado

Acesse o módulo de geração do SPED Contribuições (PIS/COFINS) na Aba Federal>Sped contribuições>Sped contribuições, indicando o período e na seleção de empresas indique apenas a empresa matriz.


Consolidado


SPED Contribuições (PIS/COFINS) consolidado indica que os registros serão gerados de forma aglutinada/resumida e não que o imposto é recolhido de forma centralizada pelo estabelecimento centralizador (matriz) em um único arquivo. 

Na geração do consolidada as vendas por Nota Fiscal eletrônica (NF-e), por exemplo, serão escriturados totalizando o valor dos itens do mês ao invés de por documento fiscal.


Para gerar o Sped contribuições consolidado

Acesse o módulo de geração do SPED Contribuições (PIS/COFINS) na Aba Federal>Sped contribuições>Sped contribuições, indicando o período e marcando a opção "Geração Consolidada"