SPED Contribuições - Como Lançar Receitas no Módulo Movimento SPED Lucro Presumido Consolidado

Saiba mais sobre o lançamento de Receitas no módulo SPED Lucro Presumido Consolidado.

Importando as Receitas já lançadas no movimento de vendas e serviços

  1. Para realizar a importação das Receitas para o módulo Movimento SPED Lucro Presumido Consolidado acesse a aba Lançamentos - PIS / COFINS Consolidado.
  2. Selecione a empresa e o período que deseja realizar a movimentação.

    Caso possua movimento de notas de Vendas ou Serviços já lançados no sistema, ao selecionar a empresa e período esses valores serão importados automaticamente para o módulo Movimento SPED Lucro Presumido Consolidado.

Lançando as Receitas

  1. Selecione a empresa e o período para efetuar o lançamento das receitas. 
  2. Clique na aba "Receitas por CST".
  3. Clique em "Novo".

    A tela demonstrada irá variar conforme o "Tipo de Receita" selecionado. Abaixo vamos verificar o lançamento de cada "Tipo de Receita".

Receitas Provenientes de Notas de Saída

  1. Selecione o "Tipo de Receita" relativo ao movimento de notas de vendas. 
  2. Na tela Inclusão de movimento será demonstrada informe o modelo das notas, o CFOP das mesmas e o valor da "Receita Bruta". Caso hajam Descontos, Exclusões, Devoluções ou Retorno os valores também deverão ser informados.
  3. O lançamento aqui será feito de forma totalizada, ou seja, iremos lançar o valor total das notas de vendas, que tenham o mesmo modelo e o mesmo CFOP, para que as mesmas sejam levadas totalizadas no arquivo.


Receitas Provenientes de Notas de ISS

Para o lançamento das receitas de ISS somente será necessário realizar o preenchimento do campo "Tipo da Receita" com um tipo de ISS e informar o valor da "Receita Bruta". Caso hajam Descontos, Exclusões, Devoluções ou Retorno os valores também deverão ser informados.

Outras Receitas, não proveniente de Notas

Para o lançamento de receitas não provenientes de notas fiscais, como os recibos de aluguel, o lançamento será similar ao lançamento das notas de serviço. O único campo que terá preenchimento diferente será o campo "Tipo da Receita".


Após realizar os lançamentos no módulo ou a importação dos movimentos do sistema, basta fechar o módulo e prosseguir na geração do arquivo.