SPED Contribuições - Como gerar o RET no SPED Contribuições?

Configurações gerais

Para a geração do RET no SPED Contribuições é necessário que a empresa apure os impostos pelo regime de caixa. O sistema irá gerar os valores do RET e também os valores dos empreendimentos que não são destinados ao RET de forma automática, basta que os lançamentos estejam corretos.


Geração do registro 1800.

O registro 1800 será gerado no SPED Contribuições quando o cliente tem movimento para o mês com um empreendimento cadastrado que realiza o cálculo através do RET, nele será gerado toda a receita recebida do mês que entra para o cálculo do Imposto.

Para a correta geração do registro 1800 é necessário marcar a opção "Sujeito ao Regime Especial de Tributação (RET)" no cadastro do empreendimento em Lançamentos → Receitas e Deduções → Movimento Imobiliário e fazer os lançamentos correspondentes. Caso tenha dúvidas para realizar os lançamentos CLIQUE AQUI.

Após fazer os lançamentos, basta realizar a geração do Sped Contribuições e o sistema irá gerar o registro.

Registro:

Geração do Registro F200

O Registro F200 será gerado no SPED Contribuições quando o cliente tem movimento de vendas ou pagamentos de unidades no mês não vinculado ao RET, nesse caso, os valores dos empreendimentos serão gerados no registro F200.

Para a correta geração do registro F200 ao realizar o lançamento do empreendimento em lançamentos → receitas e deduções → Movimento imobiliário não deverá ser marcada a opção "Sujeito ao Regime Especial de Tributação (RET)" e quando realizar os lançamentos do mês e gerar o SPED o sistema irá gerar o registro de forma automática.

Registro: