Autor do artigo: Stefanie.sup.pack
Informações
O valor de frete, seguro e outras despesas acessórias, destacado em nota fiscal modelo 1 ou 55, que contabilmente é registrado como receita não está sendo validado/apropriado nos registros do bloco M como receita bruta. Como lançar estas receitas na EFD Contribuições?
Estas "demais receitas operacionais" devem ser lançadas em F100, visto que, embora documentadas em nota fiscal, não referem-se a receitas advindas da venda de mercadorias/produtos. O lançamento em F100, nestes casos, poderá ser escriturado de modo consolidado por descrição da receita, como por exemplo: "Fretes", "Seguros" e "Outras Despesas Acessórias".
Orientações - Cadastro da empresa
Para que o sistema some o valor de Seguro, Despesa Acessória e Frete, siga as orientações abaixo:
- Vá na aba Cadastros > Selecione a opção Empresas;
- Ao abrir a empresa, vá na aba Área Federal > SPED Contribuições;
- Marque a opção Considerar Seguro, desp. acessórias e frete para base dos tributos;
- Logo após a marcação, irá habilitar o campo para informar o código de operação de Seguro, desp. acessórias e frete para base dos tributos.
Orientações - Cadastro do código de operação
- Para cadastrar o código de operação para Seguro, desp. acessórias e frete, vá na aba Cadastros > Selecione a opção Operações de Receita/Dedução;
- Clique em Novo cadastro > E ao realizar o cadastro do código, marque a natureza da operação como Frete, Despesas acessórias e Seguro.
IMPORTANTE
Realizando a conferência
- Vá na aba Federal > Selecione a opção BI - Tributos;
- Informe a empresa, período e clique em Filtrar;
- Na tela irá aparecer o valor na descrição Faturamentos e Deduções;
- Ao clicar na memória de cálculo, irá aparecer o código de operação de Frete, Despesas acessórias e Seguro, conforme imagem ao lado.