Autor do artigo: Stefanie.sup.pack
O que é Majoração?
A palavra "Majoração" significa basicamente acréscimo ou aumento. Nesse caso a majoração do simples nacional significa que a alíquota de tributação utilizada sofrerá um acréscimo. No caso da majoração esse acréscimo sobre a alíquota de tributação é de 20% atualmente.
Lembrando que a majoração ocorre quando a empresa ultrapassa durante determinado ano o limite de faturamento estabelecido para as empresas do simples nacional (atualmente esse limite é de 4.800.000,00 segundo a Lei Complementar 155/2016), ou quando a empresa ultrapassa o Sublimite de seu estado.
O que são Sublimites?
Há alguns estados que segundo a legislação podem adotar sublimites para calcular o ICMS e o ISS. O sublimite funciona como se fosse um benefício para alguns estados onde os mesmos podem pagar um valor menor dos impostos ICMS e ISS, isso se as empresas localizadas neles cumprirem se enquadrarem em algumas normas legislativas. No sublimite o teto de faturamento sempre é menor em relação ao teto federal do simples, assim quando há uma majoração da alíquota no mês em que a empresa ultrapassa o teto estabelecido, a empresa pagará um valor menor de ICMS ou ISS, em comparação com o valor que ela pagaria se fosse tributada pelo teto normal do simples nacional.
Configurando a Majoração
Para conseguir calcular a majoração corretamente é necessário configurar o sistema. Para isso siga o o seguinte passo a passo:
- Acessar a aba Cadastros > Federal > Limites / Majoração;
- Abra o cadastro do ano desejado ou acesse o menu Arquivo > Novo para configurar um novo período;
- Na próxima tela é necessário informar o Ano, Limite ME, Limite EPP (Sendo este o limite que se determinada empresa ultrapassar a alíquota sofre o acréscimo), % Majoração (o percentual de majoração, ou seja do acréscimo das alíquotas caso ultrapasse a faixa de faturamento do simples) e clique em Gravar.
Configurando o Sublimite
Caso a empresa necessite trabalhar com Sublimites, deve-se seguir as orientações abaixo:
- Vá na aba Cadastros > Federal > Estados - Sublimite;
- Informe o Estado e ao lado o Ano de lançamento, caso a tabela já esteja presente abra o cadastro da mesma;
- Se não constar no sistema, acesse o menu Arquivo > Novo e informe o Valor do Sublimite.
Dessa forma quando for realizado um lançamento para alguma empresa localizada no estado configurado, o sistema passa a considerar o valor do sublimite para majorar a alíquota ao invés de considerar o limite de faturamento da Empresa do simples nacional (configurado na tabela de Limite / Majoração).
Exemplo de Cálculo
O cálculo da majoração não vai seguir sempre uma fórmula padrão, pois esta pode variar de acordo com a configuração do tipo de receita, anexos no qual a empresa se encaixa, se o limite foi ultrapassado no primeiro ano de atividade da empresa, e assim por diante. Desta forma, veremos abaixo um exemplo de cálculos, de acordo com duas situações distintas que podem ocorrer, para entendermos como funciona a majoração, e como o sistema se comporta:
Suponhamos a que empresa teve a movimentação conforme exemplificada abaixo:
- Receita Bruta Ano Atual: 3.650.000,00
- Receita Bruta Ano Anterior : 3.600.000,00
- Receita Bruta Total no Mês Atual: 150.000,00
Enquadrada no anexo I
Exemplo de Cálculo - Conferência no sistema Fiscal - BI Tributos
Para analisar o cálculo baseado na movimento acima iremos seguir o passo a passo:
- Acesse o sistema Fiscal em Federal > BI Tributos Federais;
- Informe o número da empresa, o período de geração da DAS e clique em Consultar;
- Os dados serão demonstrados por Tributo. Selecione um, por exemplo o ICMS e clique no sinal + que aparece ao lado do nome do Tributo;
- Irá abrir o detalhamento do cálculo clicando no botão que fica ao lado direito . Fazendo isso, será demonstrado o cálculo e o valor final do imposto para aquele tributo selecionado.
Exemplo de Cálculo - Conferência no sistema Fiscal - Conferência do DAS
Poderá conferir o relatório com os valores pela aba Federal > DAS > DAS ou Conferência da DAS. Conforme exemplificado na imagem ao lado.