Simples Nacional - Como configurar a apuração da DAS pelas Rotinas Automáticas

Autor do artigo: Thamirys.sup.pack

Neste artigo demonstraremos como cadastrar empresa para apuração do Simples Nacional pelas Rotinas Automáticas.

Como realizar configuração 


Para configurar, basta acessar: 

  1. Aba Rotinas Automáticas, na tela principal do Fiscal;

  2. No campo Agendamentos, clique em NOVO;

  3. Informe o campo tipo: Apurações;
  4. No campo abaixo, informe uma descrição para a rotina;
  5. No campo Quando executar, o sistema preencherá automaticamente o período como mensal, já que a declaração é enviada todos os meses;
  6. Depois, informe o dia e a hora em que a rotina será executada;


A DAS será gerada pela rotina automática através API da SERPRO, utilizando a configuração do certificado no cadastro da empresa ou do gerenciamento da API da SERPRO.


Como configurar a rotina


  1.  Clique em e informe as empresas que serão geradas;
  2. O campo - Documentos que serão gerados e enviados: Ao selecionar a opção Diretório, será gerado o PDF dos documentos no diretório escolhido. E ao selecionar o eContador, o sistema integrará os documentos diretamente ao eContador e os disponibilizará online para o cliente;
  3. Após, clique em Gravar;

       9. Clique em configurar rotina e informe as empresas que serão geradas;


Importante: Caso seja necessário retificar alguma das declarações entregues anteriormente, na configuração da rotina, é necessário marcar a opção: Retificar declarações entregues para o período.