Auxiliar no cadastro de uma empresa do "Simples Nacional" que trabalhe com receitas de comércio.
Cadastro da empresa (Novo cadastro)
- Acesse o Fiscal / aba Cadastros / Empresas.
Selecione a empresa ou, se for uma nova empresa basta clicar no ícone 'Novo Cadastro'
.Para realizar o cadastro de uma nova empresa no sistema fiscal é necessário que a empresa já esteja cadastrada no sistema Alterdata Pack (WPHD).
Cadastre o período, marcar a opção Simples e o tipo da empresa. Ao marcar a opção "Simples" será habilitada a aba "Simples Nacional (Super Simples)" com as seguintes opções:
Cadastro da empresa (Aba Fechamento)
- Clique na aba "Fechamento" ao lado da aba "Geral".
Nesta aba, independente do recolhimento de ICMS ser feito junto ao regime do "Simples Nacional" ou não (visto que a configuração não afeta os cálculos), marcamos que a empresa "Apura ICMS" e criamos um período de fechamento também anual, indicando nos campos de data do período que está sendo incluído, dia e mês inicial e também o dia e mês final. - Após a configuração da aba "Fechamento", vamos para a aba "Área Estadual" onde podemos indicar se a empresa trabalha com cupons fiscais e também habilitar para que seja mostrada no lançamento das notas a aba de itens da nota.
- Clique em Gravar.
Lançamentos
- Na aba Lançamento, Nota Fiscal, Nota fiscal.
Selecione a empresa e o período e vamos lançar a nota. No lançamento da nota é importante preencher o campo "Receita Simples" pois o sistema irá utilizar os dados dessa receita informada na nota para realizar o cálculo do imposto.
Se a nota for de entrada o campo "Receita Simples" só será habilitado para CFOP de devolução, caso contrário o campo ficará desabilitado.
- Clique em Gravar.
Gere o relatório de conferência da DAS ou utilize o módulo BI Tributos, para verificar os valores calculados.