Simples Nacional - Cadastro de empresa - Comércio

Auxiliar no cadastro de uma empresa do "Simples Nacional" que trabalhe com receitas de comércio.





Cadastro da empresa (Novo cadastro)


  1. Acesse o Fiscal / aba Cadastros / Empresas. 
  2. Selecione a empresa ou, se for uma nova empresa basta clicar no ícone 'Novo Cadastro' .

    Para realizar o cadastro de uma nova empresa no sistema fiscal é necessário que a empresa já esteja cadastrada no sistema Alterdata Pack (WPHD).

  3. Cadastre o período, marcar a opção Simples e o tipo da empresa. Ao marcar a opção "Simples" será habilitada a aba "Simples Nacional (Super Simples)" com as seguintes opções: 




Cadastro da empresa (Aba Fechamento)


  1. Clique na aba "Fechamento" ao lado da aba "Geral".
    Nesta aba, independente do recolhimento de ICMS ser feito junto ao regime do "Simples Nacional" ou não (visto que a configuração não afeta os cálculos), marcamos que a empresa "Apura ICMS" e criamos um período de fechamento também anual, indicando nos campos de data do período que está sendo incluído, dia e mês inicial e também o dia e mês final.

  2. Após a configuração da aba "Fechamento", vamos para a aba "Área Estadual" onde podemos indicar se a empresa trabalha com cupons fiscais e também habilitar para que seja mostrada no lançamento das notas a aba de itens da nota.

  3. Clique em Gravar.




Lançamentos


  1. Na aba LançamentoNota FiscalNota fiscal.
  2. Selecione a empresa e o período e vamos lançar a nota. No lançamento da nota é importante preencher o campo "Receita Simples" pois o sistema irá utilizar os dados dessa receita informada na nota para realizar o cálculo do imposto.

    Se a nota for de entrada o campo "Receita Simples" só será habilitado para CFOP de devolução, caso contrário o campo ficará desabilitado.

  3. Clique em Gravar.

Gere o relatório de conferência da DAS ou utilize o módulo BI Tributos, para verificar os valores calculados.