O que é MEI
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma simplificada de empresa, destinada a profissionais autônomos, pequenos comerciantes e produtores rurais. O MEI opta pelo regime tributário do Simples Nacional.
Para se enquadrar como MEI, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Faturamento anual: O faturamento bruto anual não pode ultrapassar o limite estabelecido pelo governo. Esse limite é ajustado periodicamente.
- Atividades permitidas: Existem listas específicas de atividades que podem ser registradas como MEI.
- Não ser sócio ou titular de outra empresa: O empresário individual não pode ser sócio, administrador ou titular de outra empresa.
IMPORTANTE
As informações sobre MEI podem ser atualizadas, por isso, deverá verificar o site oficial do governo ou com a sua consultoria contábil para obter informações mais recentes e específicas para o seu caso.
- Neste artigo, veremos as configurações no sistema para este tipo de tributação.
Cadastro da Empresa
Para a geração do SIMEI no sistema Fiscal, vamos precisar realizar duas configurações no cadastro da empresa no WFiscal:
- Primeiramente, deverá marcar o tipo de cálculo como MEI. Para isso:
- Vá no cadastro da empresa;
- Acesse a aba básico;
- Clique na sub aba Cálculo IR e marque a opção MEI.
- Após isto, deverá vincular o código de acesso. Para isso:
- Vá no cadastro da empresa;
- Acesse a aba básico;
- Clique na sub aba Simples Nacional (Super Simples)/Simei e vincule o código de acesso.
IMPORTANTE
Vale ressaltar que no cadastro da empresa no PHD deverá ter vinculado o CNPJ da empresa MEI e o sócio responsável, que não poderá ser pessoa jurídica. Para verificar o cadastro no PHD, clique aqui.
Cadastro do Limite Anual
Conforme especificado no manual MEI, os valores estipulados são de R$ 81.000,00 para MEI normal e R$ 251.600,00 para o MEI caminhoneiro. Este parâmetro pode ser verificado e cadastrado por dois caminhos no sistema.
- Acesse o sistema Fiscal e vá em Cadastro;
- Clique em Federal e acesse Limite anual.
OU
- Acesse o sistema Fiscal e vá em Federal;
- Clique DAS/SIMEI e acesse Movimento DAS-SIMEI;
- Selecione o módulo Limite anual.
Basta clicar no ícone Novo para cadastrar os valores no ano.
IMPORTANTE
O faturamento bruto anual não pode ultrapassar o limite estabelecido pelo governo. Esse limite é ajustado periodicamente.
Cadastro do Benefício INSS
É possível cadastrar o Benefício INSS das empresas MEI, no qual será destinado a informar se houve indicação de benefício previdenciário para o período. Deverá preencher apenas se recebeu benefício de salário-maternidade, auxílio-doença ou auxílio-reclusão relativo ao mês informado e se o período do benefício abranger o mês inteiro (do primeiro ao último dia). Este lançamento pode ser verificado por dois caminhos no sistema.
- Acesse o sistema Fiscal e vá em Cadastro;
- Clique em Federal e acesse Benefício INSS.
OU
- Acesse o sistema Fiscal e vá em Federal;
- Clique DAS/SIMEI e acesse Movimento DAS-SIMEI;
- Selecione o módulo Benefício INSS.
IMPORTANTE
Se for realizar este lançamento através da opção no módulo Movimento DAS-SIMEI, caso a empresa já tenha sido informado sobre este benefício, o sistema selecionará automaticamente essa empresa para o benefício.
Movimento DAS-SIMEI
O controle do faturamento será feito através do Movimento DAS-SIMEI. Possibilitando o lançamento da receita bruta sem documento fiscal e permitindo visualizar o total bruto da receita do movimento de notas. Por esse módulo é possível acessar os cadastros, relatórios e consultas de notas de comércio e serviço, sendo possível o lançamento do movimento que não for obrigatório a escrituração da nota fiscal. Para isso, podemos acessar por dois caminhos no sistema.
- Acesse o sistema Fiscal e vá em Federal;
- Clique em DAS/SIMEI e acesse Movimento DAS-SIMEI.
OU
- Acesse o sistema Fiscal e vá em Lançamentos;
- Clique Simples Nacional/SIMEI e acesse Movimento DAS-SIMEI.
Relatórios do sistema
Os Relatórios no sistema Fiscal para o SIMEI são importantes. É essencial para simplificar a conformidade fiscal, facilitar o controle financeiro, garantir acesso a benefícios e prevenindo penalidades. Importante para a gestão eficaz, promove a transparência e credibilidade do MEI. Temos as seguintes opções de Relatórios.
Integração com o eContador
É possível que, ao gerar as guias ou os relatórios, no sistema Fiscal integre com o eContador. Permitindo assim, o envio ao seu cliente imediatamente e proporcionando mais praticidade nas execuções das tarefas.
Para enviar a guia SIMEI e/ou os relatórios: Extrato, Pendências do SIMEI, Benefício INSS, Faturamento MEI ou Receita Bruta MEI é bem simples: Basta marcar a opção de Enviar para o cliente.
IMPORTANTE
- Vale ressaltar que no Cadastro da Empresa no Fiscal > aba Integração poderá preencher com e-mail no campo Informe os e-mails dos usuários que devem receber os relatórios desta empresa para indicar os e-mails dos usuários aos quais os relatórios desta empresa devem ser enviados.
Geração da guia, extrato e pendências do SIMEI
Efetue a geração das guias e relatórios disponibilizados pelo site do SIMEI de forma prática e rápida através do nosso sistema. Para a geração do SIMEI temos duas opções de caminho no Fiscal:
- Acesse o sistema Fiscal e vá em Federal;
- Clique em DAS/SIMEI e acesse SIMEI;
- Informe o Código da Empresa e clique em Avançar;
- Preencher as informações referente a Guia, Relatórios e Impressões;
- Após isto, clique em Concluir.
OU
- Acesse o sistema Fiscal e vá em Federal;
- Clique DAS/SIMEI e acesse Movimento DAS-SIMEI;
- Selecione o módulo Gerar SIMEI;
- Informe o Código da Empresa e clique em Avançar;
- Preencher as informações referente a Guia, Relatórios e Impressões;
- Após isto, clique em Concluir.
IMPORTANTE - DATA DE PAGAMENTO
O campo Data de pagamento para guias em atraso (Opcional) é facultativo, pois o próprio site do SIMEI já faz a sugestão da data mais vantajosa para o pagamento para as guias, porém é possível informar a data que deseja pagar neste campo. Para saber mais, clique aqui.