REINF - O que é o evento R-2098 e quando será gerado no REINF

Neste artigo iremos apresentar o evento R-2098 e o período de envio do mesmo. 

Autor do artigo: Clara.sup.pack


O que é o evento R-2098?


Este evento é utilizado para reabrir movimento de um período já encerrado, possibilitando o envio de retificações ou novos eventos periódicos. Com isso, devemos ressaltar que: 

  1. O envio deste evento torna necessário um novo fechamento (mediante o envio do evento “R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos”), após as modificações que motivaram a reabertura.

  2. Este evento não pode ser retificado, nem excluído. Caso existam informações incorretas, a empresa deve fechar o movimento e enviar outro evento de reabertura.

Quem está obrigado?


Todos os contribuintes que, após o envio do evento “R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos”, para o período de apuração em questão, necessitem retificar informações enviadas pelos eventos periódicos R-2010 a R-2070.

Prazo de envio e Pré-requisitos


A reabertura poderá ser realizada a qualquer tempo.

Entretanto, como pré-requisito, deve constar o envio anterior do evento “R-2099 Fechamento dos Eventos Periódicos”. O evento somente pode ser enviado em relação a um período de apuração que já esteja encerrado.


Como gerar o evento R-2098 no sistema?


  1. Acesse a movimentação de notas da empresa e realize a(s) alteração(ões) necessária(s). Após, clique em Gravar;
  2. Acesse no sistema Fiscal a aba Federal - Sped REINF- Sped REINF;
  3. Marque a opção Eventos Periódicos e informe o período. Após, clique em Avançar;
  4. Informe a empresa.Após, clique em Avançar;
  5. Verifique os dados do certificado,  estando devidamente configurado, clique em Processar;

Na aba Central SPED Reinf será exibido, junto dos demais eventos periódicos, o evento R-2098. Para verificar se o evento foi enviado, basta verificar a coluna "Situação". Quando mostrar "Processado" significa que ele foi recebido no Portal E-CAC.