REINF - Existe(m) evento(s) de Carga Inicial em processamento ou com erro de validação na Central Sped Reinf. Aguarde a conclusão ou faça os ajustes necessários para dar continuidade a geração dos eventos periódicos

Autor do artigo: ThamirisSD.sup.pack


Neste artigo, veremos como ajustar o erro de validação do SPED Reinf: "Existe(m) evento(s) de Carga Inicial em processamento ou com erro de validação na Central Sped Reinf. Aguarde a conclusão ou faça os ajustes necessários para dar continuidade a geração dos eventos periódicos".


Quando ocorre o erro ?


     O evento R-1000 – Informações do Contribuinte é o primeiro evento a ser transmitido à EFD-Reinf, nele são fornecidas pelo contribuinte informações cadastrais necessárias ao preenchimento e validação dos demais eventos, inclusive para apuração das retenções e contribuições devidas.

    O evento R-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais é responsável pela informação de processos administrativos ou judiciais que suspendem a exigibilidade de crédito tributário. Influenciam no cumprimento das obrigações tributárias principais e acessórias. As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação de outros eventos da EFD-Reinf e influenciam na forma e no cálculo dos tributos devidos. 


Sendo assim a mensagem de Alerta poderá ser apresentada em 3 situações:

  • Um evento R-1000 e/ou R-1070 esta em processamento na Central SPED Reinf;
  • Existe um evento R-1000 e/ou R-1070 com lote rejeitado na Central SPED Reinf;
  • O evento R-1000 e/ou R-1070 foi gerado mais de uma vez na mesma empresa.


Abaixo veremos como resolver, de acordo com cada situação.

       

Como efetuar o ajuste? 



  • Quando houver um R-1000 em processamento na Central

Quando houver um R-1000 em processamento, significa que o sistema esta enviando os dados para o Portal Reinf da Receita Federal e aguardando um retorno sobre essas informações. Nesse caso, é necessário aguardar até que o evento seja processado. 







  • Quando houver um evento R-1000 com Lote Rejeitado

Quando houver um evento com lote Rejeitado, você deve:

  1. Acessar a Central SPED Reinf
  2. Informar a empresa e período, filtrar.
  3. Localizar o evento e dar um duplo clique sobre ele. 
  4. Identificar a mensagem do erro exibida para correção. Clique aqui para verificar como ajustar diversos erros que podem ocorrer no Reinf. 
  5. Após ajustar, reprocesse o evento e aguarde a validação. 



  • Quando o evento R-1000 foi gerado mais de uma vez

Para ajustar o erro você deve:

  1. Acessar a Central SPED Reinf, e identificar o evento R-1000 duplicado. 
  2. Após identificar, selecione o evento com um duplo clique
  3. Quando o evento abrir, clique em "Excluir".
  4. Após excluir, basta gerar novamente os eventos periódicos. 


Só é possível a exclusão de eventos com situação "Lote Rejeitado".