REINF - Erro no evento R-2020 - 1022 - O número do recibo deve ser referente a um evento ativo, com mesmo tipo e período de apuração

1022 - O número do recibo deve ser referente a um evento ativo, com mesmo tipo e período de apuração. Só é possível enviar retificações se o período não estiver fechado
Localização: - Campo: nrRecibo - XPATH: /Reinf/evtServPrest/ideEvento/nrRecibo

Autor do artigo: ThaisMello.Sup.Pack

Quando ocorre o erro?


A mensagem de erro ocorre quando o evento R-2020 foi excluído do portal e-CAC , sendo assim, ao enviar a retificação desse evento pelo sistema o mesmo não é reconhecido por não ter o evento original ativo. 

Conferência no Portal eCAC


  1.  Acesse o Portal e-CAC clicando aqui e entre com seu certificado;

  2. Vá em Declarações e Demonstrativos → SPED - Sistema Público de Escrituração Digital  Acessar EFD-REINF;

  3. Na próxima página, clique em Eventos Periódicos  Retenção Contribuição Previdenciária – Serviços Prestados;

  4. Digite o período de competência e vai listar todos os eventos gerados;

  5. Verifique se existe o evento R-2020 original ativo.





Como efetuar o ajuste? 


Para efetuar o ajuste teremos duas soluções, variando de acordo com cada situação:

  • Evento no site está excluído:

  1. Gere novamente o evento R-2020 original no site e-CAC;
  2. Copie o número do novo recibo gerado;


Após gerar R-2020 no portal e-CAC será necessário acessar o sistema Fiscal para atualizar o número do recibo no evento já processado. 

  1. Acesse o sistema Fiscal / aba Central SPED Reinf;
  2. Localize o R-2020 retificador com erro e exclua;
  3. Localize o R-2020 original e informe o número do recibo atualizado;
  4. Gere novamente o evento retificador.


  • Evento no site está retificado:

  1.  Acesse o Portal e-CAC;

  2. Localize o R-2020 retificador e copie o número do recibo;
  3. Acesse o sistema Fiscal / aba Central SPED Reinf;
  4. LocalizeR-2020 retificador com erro e inclua o número do recibo.