REINF - Erro no evento R-1000 - 1017 - CPF não consta na base da Receita Federal do Brasil

Ocorrência: 1017 - CPF não consta na base da Receita Federal do Brasil.

Autor do artigo: Clara.sup.pack

Quando ocorre?


Essa mensagem de erro na validação do evento R-1000 ocorre quando o CPF cadastrado para o responsável pelo REINF está com a informação errada em relação ao CPF que consta para a RFB (Receita Federal do Brasil).

Para o ajuste dessa mensagem terá que ser apurado qual o CPF correto junto ao responsável. Caso o mesmo informe que está correto e o erro esteja na RFB (Receita Federal do Brasil), terá que verificar com a entidade e somente após poderá ser feito o ajuste no sistema.



Como efetuar o ajuste?


  • Responsável cadastrado no Fiscal / Reinf

Primeiramente iremos acessar o cadastro da empresa no Fiscal para apurar se foi cadastrado o responsável para ser o contato do contribuinte com a RFB relativamente à EFD REINF. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Fiscal / Cadastros / Empresa;
  2.  Abra o cadastro da empresa que está gerando o Reinf / aba Área Federal / SPED REINF;
  3. No campo "Responsável" apure o CPF configurado. 

Caso o CPF cadastrado nesse campo esteja incorreto, será necessário fazer o ajuste criando um novo cadastro do responsável e após vincular novamente na empresa conforme passo a passo acima. 

Para cadastrar o Responsável no Fiscal siga o passo a passo:

  1. Fiscal / aba Federal/ Sped Reinf;
  2. Clique na opção Responsáveis;
  3. Clique em novo e realize o cadastro;
  4. Após, basta vincular esse novo cadastro na empresa conforme passo a passo anterior.                
  • Responsável cadastrado no PHD / Informações do Contador

Se no cadastro da empresa no Fiscal o responsável não está informado, será considerado o responsável cadastrado em PHD. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Sistema PHD / Cadastros / Informações do Contador;
  2. No campo Responsável coloque o CPF correto.


Enviar novamente o evento R-1000



  1. No Fiscal, acesse a Central SPED REINF, abra o evento R-1000 com status de "Lote Rejeitado" e exclua o evento;
  2. Após, clique em SPED Reinf  e gere novamente a carga inicial.