PACK - Fiscal: Integração Central e-CAC

Autor do artigo: Rafasantos.sup.pack

Através da Central e-CAC, o sistema consulta no portal e-CAC do Governo quais guias foram pagas pela empresa e realiza as baixar destas guias automaticamente. Inclusive, é possível obter o comprovante de arrecadação da guia.

Configurações


  1. No sistema Fiscal acesse a aba Meu Gerente > Central e-CAC > Configurar empresas;
  2. Dê um duplo clique sobre a Empresa desejada , será demonstrada a tela "Configuração de Empresas do e-CAC (edição)";
  3. Marque a opção "Utiliza e-CAC", será preciso configurar o acesso ao e-CAC. Este poderá ser através do Certificado digital (A1 ou A3/Token) ou ainda pelo Código de acesso. 

    Acesso ao e-CAC:

    Via Certificado digital A1 e via certificado digital A3, será necessário informar o certificado e senha.

    Via Código de acesso, será necessário informar o código de acesso e senha.

  4. Após realizar o cadastro clique em "Gravar".

Se a configuração selecionada do tipo de acesso for Certificado digital A1 ou Código de acesso a busca dos comprovantes de arrecadação no Portal e-CAC será efetuada de forma automática.

Se a configuração selecionada do tipo de acesso for Certificado digital A3 será necessário que o certificado esteja conectado à máquina. Após, deve-se selecionar a opção “importar pelo certificado A3” selecionando a empresa correspondente ao certificado e, após, clicar em “Importar”. A busca dos comprovantes de arrecadação no Portal e-CAC será efetuada de forma automática.





Como realizar a baixa?


  • Para realizar a baixa da guia, o sistema irá validar: código de receita e/ou referência e/ou data vencimento /ou valor principal, conforme empresa configurada para utilizar o recurso, será realizada a baixa de forma automática da guia, onde será sinalizado na ocorrência: “Guia baixada”. 

  • Quando os dados do comprovante de arrecadação disponibilizado no Portal e-CAC da DARF não estiverem compatíveis com a guia gerada no Fiscal,  não será realizada a baixa automática da guia, onde será sinalizado na ocorrência: “Guia não localizada”. Será possível realizar a baixa manual da guia selecionando a opção de “Localizar guia”.

  • Os comprovantes de pagamentos, serão apresentados tanto para as guias baixadas de forma manual quanto para as baixadas via Central e-CAC.

    IMPORTANTE:

    → Via Código de acesso, temos acesso apenas ao valor pago e não ao valor principal como via certificado. Por esse motivo, não será possível realizar a baixa automática quando houver pagamento com encargos (juros e multa). Desta forma será necessário a baixa manual.

    → A busca de novos comprovantes será realizada no dia em que for selecionada a opção de “Utiliza e-CAC” e configurados os dados de acesso ao Portal e-Cac, serão baixadas as guias de até 7 dias anteriores a data do cadastro.

    A busca pelas baixas para as empresas que utilizam o Certificado A3 será realizada ao conectar o Certificado à maquina, porém caso a busca não seja realizada por uma semana, por exemplo, será verificado qual o último dia de consulta realizada e fará a busca dentro do período não verificado.

    → A busca pelas baixas para as empresas que utilizam o certificado A1, será realizada de 5 em 5 minutos, caso não haja retorno de baixa após 10 tentativas, passará a ser realizada uma verificação de 3 em 3 horas.

  • Quando for realizado a baixa da guia pela central E-cac e essa mesma empresa estiver cadastrada no E-contador, o pagamento da guia será atualizado online diretamente no E-contador. 

Conferência de Guias Baixadas


Os comprovantes de pagamento serão apresentados  no Gerenciador de guias na coluna comprovante de pag. e-CAC, para conferir siga os passos abaixo:

  1. Acesse a aba ICMS e IPI>Gerenciar Guias;
  2. Informe a empresa e período e clique em "Filtrar";
  3. Na coluna Baixa e-Cac poderá conferir as guias que foram baixadas de forma automática;
  4. Após, na coluna comprovantes de pag. e-CAC poderá clicar em "Visualizar comprovante" para te acesso ao Comprovante de Arrecadação.