Autor do artigo: Stefanie.sup.pack
Informações
O objetivo da DPI é declarar mensalmente para o Estado os valores de ICMS das operações relativas às entradas e saídas, das quais a empresa participou no período. Estão obrigadas as pessoas jurídicas inscritas no cadastro de ICMS do Estado de Goiás que estiver obrigada à Escrituração fiscal ou a apresentação do Demonstrativo de apuração do ICMS.
Deve ser entregue mensalmente. A data de entrega segue o seguinte padrão:
- Até o dia 20 de cada mês para a pessoa cadastrada no Cadastro de Contribuintes do Estado de Goiás (CCE) cuja atividade principal codificada no CNAE-Fiscal inicie com os números 45, 46, 47, 55 ou 56;
- Ate o dia 15 de cada mês para os demais obrigados.
Configurações no Sistema WPHD
- Vá na aba Cadastro > Empresa > Na aba Básico, preencha os campos "DDD - Telefone" e "E-mail (Internet)";
- Ainda na aba Cadastro, selecione a opção Informações do contador e preencha os campos "DDD - Telefone" e "E-mail (Internet)".
Configurações no Sistema Escrita Fiscal
Para que o arquivo seja gerado com o valor de Outros débitos e créditos (Aba Lançamentos > Outros Débitos e Créditos > ICMS), deve-se preencher o campo Ocorrência, pois se não houver essa informação, não é gerado a informação de Outros Débitos ou Créditos.
Geração do arquivo
Acesse a aba ICMS e IPI > Centro-Oeste > DPI - GO. Clique em Avançar e informe a(s) empresa(s) que deseja processar;
Informe o Período de declaração, se a empresa for gerar o "Anexo II" selecione essa opção e também o local para geração do(s) arquivo(s);
Após, clique no botão Concluir para finalizar a geração do arquivo.
Anexo II - O que é?
O objetivo do Anexo II na DIPI é demonstrar o somatório das Entradas e Saídas internas, interestaduais, inclusive Importação de Mercadorias, Bens e/ou Aquisições ou prestações de Serviços, e também as operações sujeitas à Substituição Tributária, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro.
Essas informações devem ser prestadas, obrigatoriamente e anualmente, na DPI de referência do mês de dezembro, abrangendo todo o período compreendido entre 01 de Janeiro a 31 de Dezembro.
Ao gerar o arquivo, o sistema cria automaticamente uma pasta com o número da empresa dentro do diretório escolhido para a geração do arquivo. E dentro dessa pasta ele cria diversos arquivos de acordo com o movimento da empresa, ou seja, um arquivo para cada registro a ser gerado na DPI.
Inconsistências encontradas pelo suporte
1º- Ao validar o arquivo ocorre a mensagem: "Informar o tipo de escrita linha :(33)"
Solução: Executa-se um duplo clique na mensagem, e na tela seguinte localiza-se a linha do erro (nesse caso 33) e preenche-se o campo "Tipo de Escrita" manualmente (uma vez que o sistema não gera essa informação), e após salve a informação:
2º- Ao validar o arquivo ocorre a mensagem: "Informar se utilizou benefício condicionado ao PROTEGE no período (item 25) linha :(37)"
Solução: Executa-se um duplo clique na mensagem, e na tela seguinte localiza-se a linha do erro (nesse caso 37) e preenche-se o campo "Ocorreu utilização de benefício fiscal condicionado à Contribuição à PROTEGE no período?" manualmente (uma vez que o sistema não gera essa informação), e após salve a informação.
3º- Cliente disse que o seu inventário não era levado para DPI
Solução: Informar ao cliente que o sistema Escrita Fiscal não gera o inventário para a DPI. Essas informações devem ser inseridas manualmente no validador.