Autor do artigo: Mariapaula.sup.pack
O que é ?
A DOT contempla a movimentação das operações e prestações de ICMS realizadas anualmente (do dia 1° de Janeiro ao dia 31 de Dezembro) pelas empresas inscritas no cadastro de ICMS do Estado do Espírito Santo.
Obrigatoriedade e Prazo
Todos os estabelecimentos inscritos no cadastro de contribuintes do ICMS estão obrigados, exceto os contribuintes optantes pelo Simples Nacional.
O prazo é até o último dia do mês de Maio do ano subsequente em relação aos fatos geradores.
Configuração no Cadastro da Empresa
- Acesse a Aba Cadastros > Empresas> Geral > sub aba Complementar;
- Preencha o campo "Cód. Município", de acordo com a Tabela de Municípios do Estado do Espírito Santo;
- Após, clique em "Concluir".
Configuração no CFOP
- Acesse a aba Cadastros > CFOP;
- Selecione os CFOP(s) que são utilizados na movimentação, e dentro do cadastro do mesmo na aba Opções > sub aba Tipo, e selecionar a opção "Entra na DOT";
- Se essa opção não for selecionada, mesmo que hajam lançamentos para o CFOP, o movimento não será contabilizado no arquivo.
- Após, clique em "Gravar".
Geração do Inventário (Estoque Inicial - Campo 1 do Quadro A) na DOT
Para gerar o estoque Inicial o sistema baseia-se no último mês anterior em relação ao ano de geração, ou seja, se a declaração for do ano 2018, o estoque inicial deve ser lançado no mês 12/2017 (último mês anterior em relação ao ano de 2018). Assim para lançar o estoque inicial (movimento de inventário) há três maneiras:
- Lançar manualmente na a aba Lançamentos > Inventário e Estoque > Movimento de Inventário, para proceder com os lançamentos;
- Gerar a partir das notas lançadas no sistema na aba Lançamentos > Inventário e Estoque > BI - Inventário;
- Importação de arquivo externo (exemplo Excel ou txt) através da aba Lançamentos > Inventário e Estoque > Inventário Personalizado.
Lançamento
A movimentação poderá ser lançada normalmente de forma manual em Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal ou se desejar poderá realizar a importação da movimentação .
Geração do arquivo
Acesse a aba ICMS e IPI > Sudeste > DOT - ES;
Na tela de apresentação do modulo clique no botão "Avançar";
Informe "as empresa(s) que deseja processar" e clique em "Avançar";
Preencha os campos desejados e o local para geração do arquivo e clique em "Avançar";
Na tela seguinte pode-se preencher "Quadro D - Informações complementares", com alguma observação / complemento sobre a geração da DOT, nos campos "Natureza de Operação Energia Gerada" e "Natureza e Operação Energia Distribuída" selecione a devida natureza de operação se o contribuinte precisar gerar essas informações para tais atividades;
Após, clique em "Concluir"