Layout Não Suportado

                      

Importação de NFSe com status “Layout não suportado”


 Diferentemente de NFe/CTe/NFCe, onde os arquivos XML destas notas possuem um layout federal padronizado, os arquivos XML de NFSe possuem um layout definido individualmente pelos sistemas das prefeituras. Com isso, a estrutura de um arquivo de NFSe de um município pode ser completamente diferente da estrutura de outro município. Além disso, algumas prefeituras podem, frequentemente, mudar o layout das NFSe fazendo com que a estrutura do arquivo XML fique completamente diferente da forma que eram emitidos antes.


 

Se no Conciliador de Notas houver alguma nota com o status “Layout Não Suportado” significa que o layout dessa NFSe não foi reconhecida pelo módulo. Normalmente, isso ocorre quando alguma prefeitura mudou o seu layout de geração do arquivo XML da NFSe.



Como proceder ?


 Para conseguir importar essas notas você pode proceder da seguinte forma:

  1. Tentar importar a notas pelo Conciliador de Notas - Estamos constantemente atualizando o sistema para reconhecer os novos layouts das prefeituras. Pode ser que, recentemente, esse layout já tenha sido incluído no sistema. Você pode tentar importar as notas novamente, que se o sistema conseguir reconhecer, ele já importará e removerá a nota do Conciliador de Notas.

  2. Entrar em contato com o suporte da Alterdata - Entrando em contato com o suporte da Alterdata o layout gerado pela prefeitura será analisado e incluído no sistema. Quando esse layout for incluído, você poderá marcar estas notas que estão com status “Layout não suportado” e importá-las para o movimento.

  3. Tentar importar as notas pelo módulo NFSE – XML - Alguns layouts podem ser reconhecidos pelo outro importador de NFSe, pois ele utiliza um tipo de tecnologia diferente. Caso tenha os arquivos XMLs dessas notas, pode tentar realizar a importação em Lançamentos > Importação e Exportação > NFSE – XML. Neste módulo, informe a empresa, o período, o código de operação e o diretório onde constam os arquivos e clique em Concluir.


Caso tenha conseguido importar pelo Importador NFSE - XML, exclua os arquivos com layout não suportado do Conciliador de Notas.