Como lançar
- Acesse a aba Lançamento > Outros Débitos e Créditos > ICMS;
- Selecione a empresa, então será demonstrado alguns períodos;
- Caso deseje lançar em um período já existente basta dar um duplo clique sobre o período desejado ou se desejar lançar em um novo período basta clicar em Novo Cadastro;
- Clique na aba do movimento que deseja lançar(Débito do imposto ou Crédito do imposto);
- Na tela do lançamento preencha os campos Observação, Valor e o campo de Código do Ajuste deve seguir os códigos impostos pela RFB no Manual do SPED;
- Clique em Gravar.
Lançamento de outras informações
Ao realizar o lançamento de algum ajuste, tem a possibilidade de lançar ajustes adicionais, para geração de registros específicos no SPED ICMS.
Para isso clique no ícone , a tela exibida ao lado será aberta.
Ajuste, Benefício, Incentivo da Apuração do ICMS: Este quadro é para a geração do E111 para os lançamentos feitos em outros débitos e créditos. (E E220 para outros débitos e créditos ST).
Informações Adicionais dos Ajustes da Apuração do ICMS: Este quadro é para a geração do E112 para os lançamentos feitos em outros débitos e créditos. (E E230 para outros débitos e créditos ST).
Identificação dos Documentos Fiscais: Este quadro é para a geração do E113 para os lançamentos feitos em outros débitos e créditos. (E E240 para outros débitos e créditos ST).
Preenchimento
O valor informado no campo deve existir na tabela de código do ajuste da apuração e dedução de cada Secretaria de Fazenda, conforme a UF do declarante, campo UF do registro 0000. Não havendo esta tabela, o valor informado no campo deve existir na tabela de código do ajuste da apuração e dedução, constante da observação do Item 5.1.1. da Nota Técnica, instituída pelo Ato COTEPE/ICMS nº 44/2018 e alterações.
- O código do ajuste utilizado deve ter seu terceiro caractere como “0” (zero), indicando ajuste de ICMS, não incluindo ajustes de ICMS ST.
- O quarto caractere deve ser preenchido, conforme item 5.1.1. da Nota Técnica, instituída pelo Ato COTEPE/ICMS nº 44/2018 e alterações, com um dos códigos abaixo:
- 0 - Outros débitos;
- 1 - Estorno de créditos;
- 2 - Outros créditos;
- 3 - Estorno de débitos;
- 4 - Deduções do imposto apurado;
- 5 - Débitos Especiais.
Em caso de mais dúvidas acesse o Manual do SPED Clicando aqui.