Inventário - Como gerar o Livro de inventário?


Autor do artigo: Daiana.sup.pack


Configuração das páginas


Consulte o passo a passo para a geração e Confecção do Livro de Registro de Inventário no sistema Escrita Fiscal.


Para o Livro ser impresso, deve-se haver o movimento lançado na aba "Lançamentos > Inventários e Estoque > Movimento de Inventário" no período requerido.


Acesse no sistema Escrita Fiscal a aba "ICMS e IPI > Livros Fiscais > Livros Fiscais";

  1.  Selecione "a(s) Empresa(s)" e clique na opção "Avançar";
  2. Na tela seguinte informe nos campos "Livro" "Página" (abaixo da área "Inventário") o número do livro e da página que devem ser levados para a tela de geração do livro;

  3. Após clique em avançar.


Configurando o período


  1.  Preencha os campos:
    1. "Referência": Período do movimento de Inventário a ser levado para a geração do Livro;
    2. "Tipo": Nesse campo devemos marcar a opção "Livros". E se desejar gerar o "Termo de Abertura" e "Termo de Encerramento", selecione as respectivas opções
    3. "Modelos": Selecione a opção "Inventário";
    4. "Datas": Preencha os campos "Abertura" "Encerramento" com as respectivas datas que serão levadas no termo de Abertura e Encerramento do livro do Inventário.
  2. Após isso clique no botão "Avançar";




Visualização/ Impressão


  1. Em seguida é apresentada a tela para as definições finais para a geração do Livro, onde devemos observar os seguintes campos:

    • "Margem superior": Já vem por padrão o tamanho "6,00 mm" definido, mas pode-se aumentar ou diminuir esse valor;
    • "Tipo de Impressão": Se desejar imprimir o Livro, deve-se informar se a impressora é "Gráfica (Laser e Jato de Tinta)" ou "Matricial";
    • "Modo de Impressão": Informe se deseja "Visualizar" (Apenas será demonstrado o livro na tela, mas sem imprimir); "Imprimir" (Para realizar a impressão direta na impressora configurada como padrão na máquina) ou; marque a opção "No Cliente" (apenas se possuir o sistema PackUp da Alterdata, onde o mesmo possui um serviço via e-mail de tráfego de informações, assim será realizado o envio de Livro de relatório para o cliente do Escritório de Contabilidade).
  2.  Clique em "Concluir" para finalizar o processo.

Se desejar imprimir o Livro, recomenda-se que selecione a opção "Visualizar" no campo "Modo de Impressão", pois assim pode-se consultar as informações antes de imprimir o livro, pois se algum dado não estiver correto ou precisar ser ajustado, pode-se fazer o procedimento no sistema antes de imprimir o livro, e assim consequentemente não gastará os recursos da empresa sem necessidade.


 Visualize o Livro de Inventário, os termos de abertura e encerramento, e confira se as informações estão corretas, basta clicar no botão "Imprimir" (símbolo da impressora), para realizar a impressão.