Integração Shop (SPED) x Central eContador (Fiscal)

Conheça o processo automático de envio da movimentação do Wshop (via layout  SPED) para o eContador que por sua vez, poderá ser importado no sistema Escrita Fiscal Alterdata, promovendo assim a integração automática das linhas Shop / Pack dispensando lançamentos manuais.

A versão do Automação Comercial Shop que está homologada para integração é a 6.1325.

Configurações do Contador



  1. No Shop acesse a aba Contador / Exportação SPED;

  2. Ao abrir o módulo, na primeira tela digite 'Estou Ciente' e clique em avançar;

  3. Clique no botão 'Contador' para preencher as informações do contador;

    Para que haja a integração Sped e eContador é necessário informar o CNPJ.

  4. Ao clicar sobre o botão 'Autenticar eContador' será verificado o CNPJ junto ao eContador, primeiramente é exibida a tela de passaporte, nesta informe os dados da loja e não do contador;

  5. Realizado o preenchimento dos dados do contador, clique em 'Gravar'.




Configurações do módulo exportação SPED



  1. Após gravar o cadastro do Contador, irá clicar no ícone Configurações;

  2. Na tela seguinte, realize as configurações necessárias e após clique em Gravar.



As informações desta tela de Configurações irão definir como será gerado o SPED. Somente seu contador pode passar essas informações.

Após seu contador passar as informações, realize a configuração.


Recomendamos que tire prints das telas de configurações e envie para o seu contador para que o mesmo indique como deve ser gerado seu SPED.

Geração do arquivo SPED



  1. Informe o período de geração do arquivo SPED e clique em Processar;

  2. Após processar as informações o sistema irá mostrar o resultado da geração em uma tela informativa se o arquivo foi gerado para o sistema eContador;

  3. Caso não seja exibida, clique sobre o botão 'Integração eContador', assim o arquivo será enviado para o servidor do eContador, onde será direcionado no Fiscal para a empresa correta.



O Shop não possui uma marcação do que foi enviado ou não, sendo assim, é de acordo com o período selecionado. Caso seja gerado do mês de setembro e posteriormente lançar um novo documento neste mês, será necessário reenviar gerando manualmente.

No Fiscal, o arquivo SPED será exibido na aba 'Central eContador'.


Envio automático


Também será possível enviar o SPED automaticamente para o e-mail do seu contador.

Importante ressaltar que o seu sistema deve estar previamente configurado para realizar o envio de e-mails.


  1. Informe o e-mail no cadastro do contador e acesse a opção configurações - integração automática;

  2. Marque a opção habilitar envio de e-mail automático.


No campo de agendamento poderá ser configurado para que o sistema gere o arquivo SPED.

Exemplo

Configurar a geração para todo dia 05 do mês e sendo realizada as configurações, o envio do arquivo será realizado. Lembrando que o contador da empresa precisa ter o produto eContador para que a integração seja realizada.