Integração Fiscal x Contábil: Criação de contas de Clientes e Fornecedores automaticamente na Integração Fiscal x Contábil

Autor do artigo: Stefanie.sup.pack

Cadastro de Empresa


  1. No sistema Escrita Fiscal acesse Cadastros > Empresas;
  2. Selecione a empresa desejada ou vincule uma nova empresa no sistema Fiscal utilizando o botão Novo;
  3. Acesse a aba Geral > Integração, marque a opção Integra com a Contabilidade;

  4. Após marque a opção Fornecedor/Cliente Individual para que o sistema crie as contas dos fornecedores e clientes de forma individual no momento da integração de um novo cliente para a contabilidade, caso o mesmo ainda não possua uma conta criada no plano de contas. 

  5. Clique em Gravar.

Vinculação Contábil


  1. Acesse a aba Contábil > Vinculação Contábil;

  2. Clique no menu Arquivo/Novo, informe:
    • O código e Descrição da nova Vinculação;
    • O código do plano de contas;
    • Ao lado direito defina se vai utilizar a criação dos códigos somente para criar as contas de notas de entradas (Fornecedores), somente para as notas de saídas (Clientes), ou se será utilizado para ambos;
    • Nível das Contas de Fornecedores e o Nível das Contas de Clientes: Nesses campos informa-se os níveis das contas sintéticas de fornecedores e/ou clientes para que o sistema utilize-os para criar as contas analíticas dentro de cada grupo, para cada fornecedor e cliente automaticamente no momento da integração. 
    • A opção Classificação Única, deve ser utilizada quando trabalha-se com uma única conta analítica para todos os fornecedores e/ou clientes, sendo assim deve-se preencher no campo ao lado a informação dos níveis de cada respectiva conta. Lembrando que se for utilizar uma conta própria para cada fornecedor e cliente desmarca-se a opção Classificação única:

       3. Após clique em Gravar.

IMPORTANTE

Para que as contas sejam criadas automaticamente, o lançamento automático configurado no Contábil, deve ter o campo da conta do cliente/fornecedor sem informação. Ou seja, a contrapartida deve ficar em branco, para que ao realizar a integração, o sistema crie a conta correspondente.