Neste artigo veremos como realizar a exportação do fiscal para o contábil de empresas do Simples Nacional, que possuam apenas notas de prestação de serviço.
Autor do artigo: Daiana.sup.pack
1° Passo: Criar lançamentos automáticos no Contábil
Lançamento automático é o cadastramento do débito, crédito e histórico no contábil para cada uma das operações que deseja integrar entre os sistemas Fiscal e Contábil.
No caso de empresas enquadradas no Simples Nacional temos apenas duas operações a serem cadastradas, o valor da receita e o valor da DAS.
Para isto:
- Acesse o contábil;
- Clique no menu Cadastro / Lançamentos Automáticos;
- Clique na opção de Novo cadastro;
Preencha os campos de acordo com as informações:
Lançamentos / aba Dados Descrição do lançamento Valor Contábil - Prestação de Serviço Simples Tipo É um campo opcional, e servirá apenas para consulta interna do usuário. Não apresentar movimento deste lançamento na conciliação de Fornecedores Marcando esta opção o lançamento deste movimento será desconsiderado para a conciliação de fornecedores. - Grave o cadastro.
- Selecione o lançamento automático, e clique na opção Lançamento que fica no menu superior da tela.
Clique em Novo para informar o plano de contas de onde o sistema irá considerar as contas a débito e a crédito informadas no lançamento automático, assim como o código de chamada das contas a débito e a crédito e o histórico padrão.
Através dos lançamentos automáticos o sistema Contábil irá identificar qual conta deverá debitar/creditar em cada situação ocorrida no sistema Escrita Fiscal. Caso a empresa trabalhe com cliente individual e/ou fornecedor individual, ou seja, tenha contas específicas para cada um destes, a conta credora ou devedora, não deverá ser informada neste cadastro, pois esta o sistema trará do sistema Fiscal.
2° Passo: Configurar o Sistema Fiscal
Após realizar o 1° passo, deve realizar algumas configurações no Sistema fiscal.
Acesse o cadastro da empresa no Fiscal, clique na aba Geral / Integração e certifique-se que a opção "Integra com a Contabilidade" está marcada.
Configurando o código de operação:
- Acesse Cadastro/Empresas/ Selecione a empresa/ aba Códigos e identifique o número do código de operação que está vinculado a empresa;
- Após acesse o cadastro deste código no menu Cadastro / Operações de receita/ Dedução;
- Clique duas vezes sobre o cadastro do código vinculado a empresa e depois na aba Lançamentos Automáticos;
- No campo Valor Contábil informe o número do lançamento automático que foi criado no contábil, no passo um deste artigo. A lupa ao lado do campo valor contábil, mostra todos os lançamentos automáticos cadastrados no contábil.
Configurando a Guia DAS:
- Acesse Cadastro/Guias/Tributo e localize a guia DAS;
- Clique duas vezes sobre o cadastro da mesma e preencha o campo "Lançamentos para a contabilidade", com os lançamentos automáticos criados no passo um deste artigo.
Após fazer as configurações todas as notas lançadas no sistema já estarão prontas para serem exportadas para o contábil, porém, caso tenha notas já lançadas no sistema fiscal antes de ter configurado os lançamentos automáticos, será necessário replica-los para essas notas conforme mostra no artigo Como vincular lançamento automático a todas as Notas de Serviço.
3° Passo: Exportar informações para o Contábil
- Após ter feito a configuração do código de operação e da guia DAS, de acordo com o segundo passo, ainda no fiscal exporte as informações para o contábil no menu Contábil / Exportar para o Contábil;
- Selecione a empresa e informe o período que deseja exportar;
- Marque as opções ISS, Tributos provisionados e também a opção "Gerar lote no sistema Contábil Alterdata";
- Na tela seguinte, marque a opção "Simples Nacional" e avance;
- Na ultima tela, informe o nome do lote no campo Descrição do Lote e no campo Liberar lançamentos, informe se deseja que os valores exportados já sejam liberados na movimentação contábil.
- Clique em Exportar;
- Após basta acessar o sistema Contábil, em aba Lançamentos/ Abrir e confira seu movimento.