Integração e-CAC

Autor do artigo: Rafasantos.sup.pack


Conheça o recurso da baixa automática das guias DARFs e guias DAS através da integração com o e-CAC.

Sistema Escrita Fiscal

  1. Acesse a aba Meu Gerente / Central e-CAC.
  2. Clique em Configurar empresas.
  3. Clique duas vezes sobre a empresa que deseja efetuar a baixa automática pela integração com e-CAC.

    Somente será realizada a baixa automática das guias DARFs e guias DAS para as empresas que estiverem com a opção 'Utiliza e-CAC' marcada.

    • Utiliza e-CAC: Ao marcar esta opção, será apresentada a data de início de utilização. Esta data será considerada para buscar as guias DARF e guias DAS que já foram baixadas.
    • Tipos de Acesso e-CAC: Nesta parte, devemos informar se o acesso será feito por Certificado Digital ou por Código de Acesso.
    • Certificado Digital: Na opção de Certificado Digital, podemos escolher entre A1 e A3.
    • Certificado é procuração digital: Marque esta opção, caso o Certificado Digital não seja do representante legal e sim do procurador.

      Integração e-CAC

      Caso seja configurado o Certificado A1 ou Código de Acesso, o download das baixas será automático. Para o certificado A3, o download das baixas será efetuado sempre que for clicado no botão 'Importar pelo certificado A3', disponível na tela principal da central e-CAC.

  4. Caso seja identificada alguma ocorrência, consulte as guias no sistema através do botão 'Gerenciar Guias', que consta disponibilizado na tela principal da Central e-CAC

    O botão 'Agrupar' permite realizar um filtro por ocorrência ou por empresa, facilitando a consulta.
    Também será possível exportar a consulta apresentada na tela de histórico de ocorrências, para um arquivo Excel.

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Histórico de Ocorrências

As ocorrências relativas à baixa das guias serão listadas na Central.
A opção de Detalhes nos mostrará as informações detalhadas das guias identificadas pela integração e-CAC.
Através da opção 'Localizar Guia', serão listadas as guias que já foram geradas para a empresa, também será permitido realizar a geração de uma nova guia.

A integração está disponível para todos os clientes que possuem o pacote Pack Plus. Para os demais, poderá ser adquirido separadamente.



Ao localizar a baixa das guias, o sistema alterará o status de ocorrência. Será possível gerar o Comprovante de pagamento da guia  através do caminho: aba Gerenciar Guias / coluna Comprovante de pag. e-CAC.


Para clientes que utilizam o sistema em Cloud, a integração e-CAC não estará disponível pelo certificado A3, pois este depende da utilização do Token.