Integração Fiscal x Contábil: Exportação dos movimentos para realizar a Integração Fiscal x Contábil

Exportação do Fiscal para o Contábil


Após realizada as parametrizações, poderá realizar a Integração para o Contábil.

  • Para gerar por lote ou TXT, siga o passo a passo: 
  1. No fiscal acesse a aba Contábil > Exportar para o Contábil.
  2. Informe a(s) Empresa (s) e clique em Avançar;

  3. Selecione a Referência, Tipo do Movimento que deseja integrar e a opção de Gerar Lote no Sistema Contábil Alterdata (caso queira gerar por TXT, não assinale esta opção e selecione o diretório ao avançar);
    - Se for selecionada a opção Tributos (Provisionados) ou Tributos(Pagos/Baixados), na próxima tela deve-se informar quais tributos serão importados para a contabilidade)
  4. Clique em Avançar e informe a descrição do lote;

  5. Após isso, verifique se deseja assinalar alguma configuração do lote e clique em exportar.

Se a opção Aglutinar Lançamentos for selecionada, o sistema realizará a totalização dos lançamentos contábeis no momento da integração. Em Forma de Aglutinação

Este campo só será habilitado se marcar para Aglutinar Lançamentos.

Se for selecionada a opção Diária os movimentos com os mesmos lançamentos automáticos serão aglutinados\totalizados de acordo com cada dia.

Se for marcada a opção Mensal os movimentos com o mesmo lançamento automático serão totalizados par o último dia de cada mês. 

Caso deseja gerar em um único lote o movimento que selecionou, poderá marcar como Sim esta opção.

Este campo só será habilitado se marcar para Aglutinar Lançamentos. Este campo permite que vincule o Histórico padrão para considerar na Exportação Aglutinado Lançamentos.

Se a opção Aglutinar Lançamentos for marcada como Não deve-se informar no campo Data do Lançamento a opção Diária (para levar o movimento de detalhadamente por cada código de lançamento automático, porém sem totalizar) ou de forma Mensal (onde ele exportará todos os movimentos para a contabilidade para o último dia do mês importado, no entanto, sem aglutinar os movimentos). 

Se marcar Sim para a opção de Lançamentos em partida simples, o sistema permitirá realizar a Integração para o movimento que contenha o Lançamento Automático em partida simples.

Se marcar Sim para a opção de Liberar lançamentos, assim que exportar o lote, ele já irá ser liberado no contábil, não sendo necessário abri-lo para que libere.

  • Também é possível realizar a integração automática ao realizar todas as configurações necessárias através da Integração Online. Para mais informações sobre a Integração online, clique aqui.

Feito isso, o movimento que tiver com lançamentos automáticos vinculados irão ser exportadas para o contábil.




Conferência da Integração no sistema Contábil


 Após a Exportação, acesse o Contábil para conferir se foi integrado conforme precisa.

  1. No sistema Contábil, acesse a aba Lançamentos;
  2. Clique em Abrir,
  3. Informe a empresa e pressione a tecla Enter;
  4. Selecione o lote importado para o sistema de contabilidade (conforme o nome fornecido no momento da exportação no sistema escrita fiscal).

  5. Clique duas vezes em cima do lote para abri-lo para conferir os valores e dados exportados.



Se precisar realizar a Integração novamente


Se ao conferir, você perceber que deverá realizar algum ajuste no movimento. Deverá verificar se o seu movimento já tenha sido Integrado do Fiscal para o Contábil anteriormente ou esteja marcado como Exportado, ele não irá ser integrado novamente. Mas temos uma opção para ser desmarcado a exportação e você consiga Integrar.


Para verificar para desmarcar a exportação no Fiscal, confira aqui. Após isto, exporte o lote novamente.