Este artigo orienta na correção da ocorrência de validação, que surge devido a não geração da guia de FECP dentro do sistema de escrita fiscal ou pelas não configurações desta no sistema WGuias.
Ocorrência de validação: "O valor deve ser igual à soma dos campos VL_ICMS dos registros analíticos para todos os documentos extemporâneos, mais a soma dos ajustes realizados no documento fiscal (C197 e D197), mais os ajustes realizados na apuração (E111)".
- Selecione "Arquivo / Tabela / Cadastro / Empresa / aba Área Estadual / sub aba FECP". Será preciso cadastrar as guias.
Acesse o sistema WGuias e selecione: "Arquivo / Tabela / Tributo" e busque pela guia de FECP que foi cadastrada na empresa dentro do sistema de Escrita Fiscal.
Será preciso cadastrar o código de obrigação. Sem este código, a guia gerada dentro do sistema de Escrita Fiscal não será levada para o arquivo SPED ICMS.
- Será preciso gerar a guia do FECP pelo sistema de Escrita Fiscal, por "Relatórios / Guias / ICMS / Apurado".
- Após estas configurações, gere o arquivo SPED ICMS no sistema de Escrita Fiscal por "Integradores / Federais / Gerador SPED" e valide o arquivo no Programa Validador da Receita.