Como realizar importação de movimento através do SPED Contribuições?
Configurações no PHD
Ao realizar a importação de um arquivo SPED Layout Receita (SPED ICMS) precisamos verificar se o SPED que será importado pertence a uma empresa já cadastrada no sistema, ou se pertence a uma empresa que ainda não esta cadastrada no sistema, de acordo com cada situação, o sistema terá um comportamento especifico:
- Empresa nova (não cadastrada): Ao importar o arquivo, o sistema irá realizar o cadastro da empresa no Alterdata Pack - PHD e no Fiscal utilizando as informações constantes no arquivo.
- Empresa já cadastrada: Para que o arquivo seja devidamente importado em uma empresa já cadastrada no Alterdata Pack - PHD e no Fiscal, duas informações são imprescindíveis: CNPJ e Inscrição Estadual. Para conferir essas informações no Alterdata Pack - PHD, você deve:
- Acessar o Alterdata Pack - PHD > Cadastros > Empresas e selecionar a empresa.
- Na aba "Básico" verifique as informações do campo CNPJ (deve estar igual ao arquivo que será importado).
- Após conferir o CNPJ, acesse a aba "Complementar > Geral" e verifique se o campo Inscrição Estadual está igual ao arquivo.
Após verificar essas informações no Alterdata Pack - PHD, podemos ir para a importação no sistema Fiscal.
Como importar?
O sistema Escrita Fiscal é bem flexível na forma de importação das notas fiscais de Serviços, com isto, ele disponibiliza a importação das notas de serviços pelo Arquivo SPED Contribuições, desde que tenha o Bloco A, para importar acesse:
- Aba Lançamentos > Importação e Exportação > SPED Contribuições;
- Informe o caminho onde está salvo o Arquivo SPED Contribuições;
- Marque se deseja abater as deduções na base de cálculo;
- Clique em Importar.