Autor do artigo:
Auxiliar na configuração de equivalência de CFOP/CSOSN para importação das NFE de entrada para o movimento de notas com esta informação atualizada.
Entendendo esta equivalência
A partir da versão 6.1231 do Escrita Fiscal ou superior é possível realizar a configuração de equivalência de CFOP/CSOSN para importação das notas fiscais eletrônicas de entrada com esta informação atualizada.
Por exemplo:
Comprei a mercadoria com Substituição Tributária de meu fornecedor e o mesmo vinculou o CST 010 - Tributada e com cobrança do ICMS por Substituição Tributária, mas minha empresa já pagou este valor quando comprou e não irá se creditar do mesmo por não ser configurado com "Contribuinte Substituto", desta forma devo lançar a nota com o CST 060 - ICMS cobrado anteriormente por Substituição Tributária.
Irei configurar o sistema de forma que na importação das notas o mesmo, automaticamente, faça esta equivalência.
Configurando a equivalência
Para realizar esta configuração deverá acessar ao cadastro da empresa em Cadastro > Empresa; selecionar a empresa que desejo cadastrar a equivalência e acessar a aba Equivalência sub aba CST/CSOSN.
Ao marcar o campo Importar CST/CSOSN do Produto o sistema irá importar o cst que esta informado no cadastro do produto em Cadastro, Produtos, Produtos, abro o produto, aba ICMS e IPI.
Na tela demonstrada iremos clicar no ícone representado pelo operador de soma: .
Informe o CFOP de Entrada que terá a equivalência, no campo "Origem" iremos selecionar o CST que estará na nota emitida pelo fornecedor e no campo "Destino" o CST que será vinculado ao movimento de notas no Escrita Fiscal.
Em nosso exemplo foi configurado para o CFOP 1102 o CST 060, quando na nota do fornecedor for destacado o CST 010. Assim todas as notas eletrônicas que possuírem o CST 010 e o CFOP 1102 como equivalente receberão o CST 060.
Clique em Confirmar de forma que as informações sejam salvas.
Após configurados todos os CFOPs e CSTs será demonstrada a listagem.
Configurados os CSTs conforme sua necessidade, basta importar as notas que as mesmas obedecerão a esta configuração.