Autor do artigo: Barbarafs.sup.pack
Informações
A partir de 07/07/2020, em cumprimento ao Ajuste Sinief nº16/2018, a consulta completa da NF-e/CT-e no Portal Nacional estará disponível somente para os participantes do documento eletrônico (emitente, destinatário, transportador e terceiros autorizados), por meio de certificado digital.
Dada essa alteração divulgada pela Receita Federal, não será mais possível a importação através da chave de acesso pelo Portal da NF-e/CT-e das notas que não tiverem o terceiro autorizado destacado na tag ‘autXML’ (Tag que identifica pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e).
Estas restrições não se aplicarão às NF-es cujos destinatários sejam pessoa física (CPF) sem inscrição estadual e pessoa jurídica (CNPJ) sem inscrição estadual.
Como realizar a importação de chave de acesso
Para importar a nota por chave de acesso, você deve:
- Acesse a aba Lançamentos > Importação e Exportação > opção NFE/CTE/NFSe > NFe/CTe/NFCe/NFSe (Certificado A1/A3) ou NFe/CTe/NFCe/NFSe;
- Informe a empresa e marque a opção Chave de acesso. Ao marcar essa opção, automaticamente será habilitado no menu superior a opção Certificados;
Nessa opção Certificados, poderá realizar o vínculo tanto do certificado A1 quanto do certificado A3 correspondente a empresa;
Caso a empresa já tenha o certificado configurado no Fiscal, para geração do DAS ou para o REINF, o cadastro será puxado de forma automática.
- Feita a configuração acima, informe a chave de acesso digitando-a ou utilizando a leitora;
Após a nota ser puxada para o grid, selecione a mesma no checkbox do lado esquerdo e clique em Importar para o movimento.
Modelos de notas importadas via chave de acesso:
O sistema realizará a importação via chave de acesso das notas modelo 55 (NFe), 57 (CTe), 67 (CTe-Os) e 63 (BPe). Lembrando que não é possível importar chave de acesso quando o certificado é procuração.
O sistema não realiza a importação de notas modelo 65 (NFCe) via chave de acesso.
Chave de acesso não sendo importada na CTE.
Acesse a aba Cadastros > Nota fiscal > Modelo de notas > Selecione o modelo 57 e marque a opção Código Utilizado para Nota fiscal Eletrônica. Após, reimporte a nota marcando a opção Sobrepor notas Importadas.
Além da importação via chave de acesso, o fiscal possui diversos tipos de importação. Clique aqui para verificar.