Como fazer a conferencia dos valores para geração da guia DARF CSRF tomador?

Autor do artigo: Stefanie.sup.pack


Conferindo no movimento de notas


Para a geração da guia de CSRF Tomador é necessário que os campos da aba Complemento da nota, correspondentes as retenções, estejam preenchidos corretamente. Para conferir no movimento de notas, basta realizar o seguinte passo a passo:

  1. Ir na aba Lançamento > Notas de Serviços > Notas de Serviços Tomados;

  2. Informe a empresa, o período e clique sobre a nota que deverá calcular o CSRF;
  3. Selecione a aba Complemento e informe os valores retidos para PIS, COFINS e CSLL.

Não esqueça de informar a data de pagamento na aba Complemento, para que assim as retenções possam ser consideradas no período.


Conferindo no ISS, Receitas e Deduções



  1. Vá na aba Lançamento > ISS, Receitas e Deduções, marque em Tipo de Nota a opção ISS Tomador e informe a empresa e período;
  2. No menu superior, selecione a opção Personalizar colunas e selecione as colunas referentes a retenção, por exemplo: Alíquota COFINS Retido, Base COFINS Retido e Valor COFINS Retido. Faça o mesmo para o PIS e CSLL;
  3. Clique em Filtrar para aparecer os valores.


Configurações para geração da guia


Caso ainda não tenha o tributo cadastrado, siga as seguintes orientações:

  1. Acesse o Sistema Escrita Fiscal > aba Cadastros > Guias > Tributos e clique em Novo Cadastro;
  2. Na tela Tributos (Cadastramento), deverá informar a descrição da guia, Tipo do tributo, selecionar na lupa a variação, e informar o código da Receita;
  3. No campo Guia, selecione a opção Darf;
  4. No campo apuração, informe a periodicidade da guia e após preencher os campos obrigatórios para a geração, basta gravar

Após vincule a guia no cadastro da empresa pela aba Cadastro > Empresa > Aba Área Federal > Sub aba Complemento, no campo CSRF Serviços Tomados.


Geração da guia


  1. Acesse a aba Federal> DARF > DARF; 
  2. Informe a empresa, as datas de referência inicial e finaldata de pagamento e data de vencimento;
  3. Selecionar o imposto CSRF Tomador;
  4. Clique em Gerar.


Caso queira visualizar a guia após sua geração, vá na aba Federal > Gerenciar guias > Informe a empresa, período de apuração e clicar em Aplicar filtro. A guia irá aparecer no grid, para visualizar dê um duplo clique sobre ela,  e selecione a aba DARF.