Como controlar a paginação dos livros e termos


Autor do artigo: Stefanie.sup.pack

Orientações


  1. No Fiscal, acesse a aba ICMS e IPI > Livros Fiscais > Livros Fiscais;
  2. Informe o código da empresa que deseja emitir os livros e após avançar, o sistema apresentará a tela com o número do livro e o número da página;

    Os números informados nesta tela serão considerados pelo sistema como o último livro e página impressa para cada tipo de livro. Assim sendo, se no campo de "entrada" por exemplo estiver informado no livro o número "1" e a página "100", significa que a impressão do livro seguinte começará no livro "2", página "101" (sendo que a primeira página é reservada ao termo de abertura).

    Ao emitir um livro fiscal de entrada, saída, apuração de ICMS, apuração de IPI, inventário ou estoque, o sistema verificará a última página impressa e o número do último livro impresso na tela de impressão e dará sequência a partir deles, reservando automaticamente a primeira página para o termo de abertura e acrescentando ao final a página com o termo de encerramento.

    Exemplo 1:

    Supondo um livro de 100 páginas em 01/2017 e os campos de número do livro e da página na tela de impressão estiverem vazios, ao visualizar o livro iniciará na página e irá até a página 101. Ao emitir os termos, o de abertura constará a página 1 e o de encerramento constará a página 102. No texto dos termos será apresentado que o livro 1 contém 102 folhas no intervalo de 1 a 102.

    Exemplo 2:

    Supondo um livro de 50 páginas em 02/2017 (mês posterior ao do exemplo 1), na tela de impressão o número do livro estará com "1" e a página estará com "102", ao visualizar o livro iniciará na página 104 e irá até a página 153. Ao emitir os termos, o de abertura constará a página 103 e o de encerramento constará a página 154. No texto dos termos será apresentado que o livro 2 contém 52 folhas no intervalo de 103 a 154. 

    • Número máximo de páginas

      Conforme art. 20, livro VII do RICMS, ao emitir um livro fiscal de entrada, saída, inventário ou estoque (modelo P3), o sistema fará um controle para que sejam encadernados em grupos de até 500 folhas dentro de cada referência. As numerações dos livros e dos termos acompanharão estas quebras conforme exemplo abaixo:

      Exemplo:

      Em 01/2016 temos 1106 folhas de livro de estoque. As quebras ficarão:

      Livro 1: Página 1 a 500 (500 folhas, sendo as páginas 1 e 500 serão os termos de abertura e encerramento respectivamente).

      Livro 2: Página 501 a 1000 (500 folhas, sendo as páginas 501 e 1000 serão os termos de abertura e encerramento respectivamente).

      Livro 3: Página 1001 a 1112 (112 folhas, sendo as páginas 1001 e 1112 serão os termos de abertura e encerramento respectivamente). 

      Livro 5: Página 1613 a 2112 (500 folhas, sendo as páginas 1613 e 2112 serão os termos de abertura e encerramento respectivamente).
      Livro 6: Página 2113 a 2219 (106 folhas, sendo as páginas 2113 e 2219 serão os termos de abertura e encerramento respectivamente). 

      E assim segue pelos meses seguintes, sempre reiniciando o controle da quebra de 500 folhas a cada mês

      Em 02/2016 temos 1064 folhas de livro de estoque. Fazendo o reinício do controle da quebra, os livros ficarão:

      Livro 4: Página 1113 a 1612 (500 folhas, sendo as páginas 1113 e 1612 serão os termos de abertura e encerramento respectivamente).