Ao gerar o arquivo DAPI MG no sistema Escrita Fiscal Alterdata exibe a mensagem informando que em alguns CFOPs o campo Tipo não está preenchido corretamente.
Motivo
Ocorre quando algum Código Fiscal de Operação (CFOP) foi utilizado para lançar determinada nota no período, no entanto, em seu cadastro o tipo está incorreto de acordo com a legislação. Se o sistema permitisse gerar o arquivo com essa informação incorreta seriam emitidas inconsistências na validação do seu arquivo.
Solução
Na tela seguinte do gerador (Após clicar em "OK" na mensagem apresentada no tópico SITUAÇÃO), pode-se verificar que o sistema demonstra qual CFOP está com o tipo inaceitável para a DAPI: "O CFOP em seu cadastro está com o campo "Tipo", da aba Opções, desmarcado ou inválido para a DAPI.
Para o ajuste, dirija-se a Arquivos / Tabelas / Códigos / Fiscais e marque a opção correta para o CFOP".
Em nosso exemplo, o CFOP 2557 está com o tipo incorreto para a DAPI. Mas como identificar o tipo correto ou aceitável?
- Para isso acesse a "Portaria SRE nº 117, de 14 de Março de 2013 - MG de 15/03/2013" (http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/portarias/2013/port_subsec117_2013.htm).
- Nela podemos consultar o CFOP que foi relatado na tela de ocorrências do módulo gerador do sistema (nesse caso o CFOP 2557), e ao encontrá-lo verifica-se que a segunda coluna da tabela demonstra o tipo do CFOP:
- Após acessar essa página utilize a combinação das teclas Ctrl + F para pesquisar o CFOP desejado.
- No sistema Escrita Fiscal acesse a aba "Cadastros / CFOP / Aba Tipo / sub aba Opções" para modificar o CFOP para o tipo aceitável, nesse caso devemos marcar "Uso e Consumo" conforme a tabela da Portaria SRE n° 117.
- Gere um novo arquivo DAPI.