Portaria CAT 66/2018
Conforme a Portaria CAT 66/2018, que disciplina como devem ser preenchidos os registros C197/D197 para refletir os valores das colunas Isentos/Outros e da coluna ICMS-ST Substituído, devem ser lançados ajustes nas notas fiscais com informações desses valores para serem levados no SPED FISCAL.
Devido a isso, no Ajuste Movimento SPED temos a possibilidade do lançamento destes ajustes nas notas conforme as regras estabelecidas no manual e campos preenchidos pelo usuário.
Inclusão
Para incluir lançamentos de códigos de ajustes nas notas selecionadas, siga o passo a passo:
- Acesse o sistema Fiscal e na aba Federal selecione SPED ICMS - Ajuste Movimento SPED;
- Selecione a opção Portaria CAT 66/2018 e clique em Avançar;
- Selecione o tipo de ajuste como Inclusão;
- No campo ICMS ST realize o preenchimento dos campos de Cód. de ajuste (C197) e Observação (C195);
- No campo Outros/Isentos realize o preenchimento dos campos de Cód. de ajuste (C197) e Observação (C195);
- No campo Notas fiscais a selecionar, selecione as notas que irão receber os lançamentos de códigos de ajustes e clique na seta apontada para o lado direito . Feito isso, as notas selecionadas passarão a integrar o lado direito da tela, no campo Notas fiscais selecionadas para ajuste;
- Após a seleção das notas, basta clicar em Concluir.
Os campos de Cód. de ajuste (C197) e de Observação (C195) devem vir preenchidos conforme a última informação preenchida no campo.
Caso seja a primeira utilização/alteração, o sistema irá sugerir os códigos conforme o manual do CAT 66/2018.
Para a utilização da ferramenta precisa marcar a opção Gerar registro C197, C597 e D197 no cadastro da empresa, aba Estadual - SPED Fiscal.
Caso a opção não esteja previamente configurada, ao fazer inclusão dos lançamentos de ajuste o sistema marcará automaticamente no cadastro da empresa.
Conferência nas notas:
Para conferir os lançamentos de códigos de ajustes nas notas, siga o passo a passo:
- Acesse o sistema Fiscal e na aba Lançamentos selecione Nota Fiscal - Nota Fiscal;
- Selecione a empresa, período e clique em OK;
- Localize a nota e abra o lançamento dela para conferência, após selecione a aba Ajuste SPED Fiscal;
- O campo Código será preenchido com o Código de Ajuste;
- O campo Descrição será preenchido com o número do CFOP da nota;
- Para o lançamento de código de ajuste do ICMS ST, o valor do campo Valor ICMS será preenchido com a soma dos valores de ICMS ST encontrados na nota. Os demais campos, Base ICMS, % e Outros ICMS serão zerados;
- Para o lançamento de código de ajuste de Outros/Isentos, o valor do campo Outros ICMS será preenchido com o valor do campo Outros, informado na nota menos os valores de ICMS ST e/ou IPI, caso os mesmos estejam embutidos no valor preenchido no campo Outros. O valor do campo Outros ICMS também poderá ser preenchido com o valor do campo Isento, caso este esteja informado na nota. Os demais campos, Base de ICMS, % e Valor ICMS serão zerados.
Os lançamentos de ajuste na aba Ajuste SPED Fiscal só serão criados caso tenham valores de ICMS ST e/ou Outros e/ou Isentos informados nas notas.
Não serão incluídos os lançamentos de ajuste na nota caso já exista movimento na aba Ajuste SPED Fiscal do movimento de itens da nota.
Notas com IPI Não aproveitado
Caso a empresa não apure IPI, mas tenha no movimento de entrada nota com valor de IPI não aproveitado, valor de Outros e não tenha valores de ICMS ST ao somar os campos: Valor de ICMS ST + ST Não aproveitada + ST Retido (Detalhe do ICMS ST) dos itens da nota, será criado os lançamentos de ajuste na aba Ajuste SPED Fiscal na nota. Entretanto, os campos serão preenchidos da seguinte forma:
- Para o lançamento de Outros/Isentos, o campo Código é preenchido com o Código de Ajuste, o campo Descrição com o número do CFOP da nota, o campo % com 0,01 e os campos: Base de ICMS, Valor ICMS e Outros ICMS serão zerados;
Caso o valor Outros que precisa demonstrar no C197 não seja zero, a alíquota de 0,01% não precisará ser informada.
Exclusão
Para excluir os lançamentos de códigos de ajustes nas notas selecionadas siga o passo a passo:
- Acesse o sistema Fiscal e na aba Federal selecione SPED ICMS - Ajuste Movimento SPED;
- Selecione a opção Portaria CAT 66/2018 e clique em Avançar;
- Selecione o tipo de ajuste como Exclusão;
- No campo ICMS ST realize o preenchimento dos campos de Cód. de ajuste (C197) e Observação (C195);
- No campo Outros realize o preenchimento dos campos de Cód. de ajuste (C197) e Observação (C195);
- No campo Notas fiscais a selecionar, selecione as notas e clique na seta apontada para o lado direito . Feito isso, as notas selecionadas passarão a integrar o lado direito da tela, no campo Notas fiscais selecionadas para ajuste;
- Após a seleção das notas basta clicar em Concluir.
Só serão excluídos os lançamentos de código de ajuste se os códigos de ajustes informados forem iguais dos selecionados para exclusão e serem lançamentos feitos automaticamente pelo sistema.
Será excluído da nota, aba Complemento - Observação, somente o trecho da observação informada no campo Observação (C195).
Exemplo:
Observação informada na nota através do lançamento de código de ajuste: TESTE ABC;
Observação preenchida no campo Observação (C195) na tela do Ajuste Movimento SPED: TESTE;
Ao confirmar a operação, o sistema irá excluir os lançamentos de código de ajuste, mas manterá na nota, aba Complemento - Observação, a descrição ABC.