A aba Rotinas Automáticas do Financeiro permite automatizar o cadastro de movimentos fixos por meio de agendamentos.

Cadastrar Agendamento


  1. Na tela principal do Financeiro, clique em Rotinas Automáticas.
  2. No quadro Agendamentos, clique em Novo.
  3. Selecione o tipo do agendamento.

  4. Informe a periodicidade, o dia e o horário em que o agendamento será executado. 
  5. Digite a descrição do agendamento.
  6. Na aba Configurações, preencha os campos: 

    CampoDescrição
    Período de competência

    Configure a data de competência do lançamento, ou seja, o mês em que ele será criado. 

    • Mês do vencimento: caso selecione esta opção, o lançamento será criado dentro do mês de vencimento do título. 

      Por exemplo:

      O título possui um vencimento programado para o dia 18 de dezembro, assim, a competência do lançamento também será dentro do mês de dezembro.

    • Mês da criação do lançamento: caso selecione esta opção, a data de competência será o mês em que o lançamento foi criado. 

      Por exemplo:

      Você criou o agendamento automático dentro do mês de novembro, enquanto o vencimento do título está programado apenas para dezembro. Portanto, o agendamento será executado em novembro, e o lançamento será criado com competência em novembro e vencimento em dezembro.

    Data de vencimento

    Defina a data de vencimento do título.

    Dia quando não existir no cadastro da empresa

    Caso a data do vencimento esteja configurada para usar o dia do cadastro da Empresa, mas não exista nenhum dia configurado, o dia configurado neste campo será respeitado. 

    Caso o vencimento ocorrer em dias não úteis

    Defina o que será feito caso o dia do vencimento do título caia em dia não útil (finais de semana, feriados, etc.): Postergar para o próximo dia útil, antecipar para o dia útil imediatamente anterior ou manter a data mesmo sendo um dia não útil.

    Caso exista um lançamento no mesmo vencimento

    Marque o que deve ser feito caso, na criação do lançamento, seja identificado que já existe um lançamento igual criado para a mesma data:

    • Repetir: manter o lançamento original e criar um novo lançamento igual ao existente.

    • Sobrepor: substituir o lançamento original por um novo.

    • Não fazer: caso seja identificado um lançamento igual já existente, não realizar a criação de um novo lançamento.
  7. Clique na aba Honorários/Empresas para selecionar quais fixos serão agendados e criados conforme as configurações da aba anterior.

  8. Clique em Seleção de fixos.

  9. Configure o agendamento por Honorário ou por Empresa:

    • Por Honorário:
      1. Escolha um tipo de honorário.
      2. Marque as empresas que possuem esse fixo vinculadas a ela. 

        Caso determinada empresa não esteja vinculada ao fixo, você pode clicar em Cadastrar Fixo e vincular na própria tela de agendamento.

    • Por Empresa:
      1. Selecione a empresa desejada.
      2. Marque os fixos vinculados à empresa que serão agendados. 

        Caso determinada empresa não esteja vinculada ao fixo, você pode clicar em Cadastrar Fixo e vincular na própria tela de agendamento.

  10. Clique em Gravar.


Filtrar Agendamento 


  1. Na tela principal do Financeiro, clique em Rotinas Automáticas.
  2. No quadro Agendamentos, clique em Filtro.
  3. Selecione o tipo do agendamento. 

  4. (Opcional) Marque a opção Mostrar encerrados consultar os agendamentos encerrados.

  5. (Opcional) Descreva no campo de pesquisa, uma informação referente ao agendamento para uma consulta específica.

  6. Clique em Ver.


Editar Agendamento


  1. Na tela principal do Financeiro, clique em Rotinas Automáticas.
  2. No quadro Agendamentos, filtre os agendamentos.
  3. Clique em Editar, sobre o agendamento.
  4. Faça as alterações necessárias.
  5. Clique em Gravar.


Excluir Agendamento


  1. Na tela principal do Financeiro, clique em Rotinas Automáticas.
  2. No quadro Agendamentos, filtre os agendamentos.
  3. Clique em Excluir, sobre o agendamento.
  4. Confirme a exclusão


Executar Agendamento


  1. Na tela principal do Financeiro, clique em Rotinas Automáticas.
  2. No quadro Agendamentos, filtre os agendamentos.
  3. Clique em Iniciar Agora, sobre o agendamento. 

    Após iniciar, o agendamento aparecerá no quadro Em execução.


Visualizar Agendamentos em Execução


Neste quadro você pode verificar os agendamentos em execução pela AVA

Uma vez em execução, a rotina acontece em segundo plano, não interferindo no uso de qualquer recurso do sistema.

  1. Na tela principal do Financeiro, clique em Rotinas Automáticas.
  2. No quadro Em Execução, consulte os processos em andamento.


Visualizar Agendamentos Executados Recentemente


Neste quadro você pode verificar quais foram as últimas rotinas executadas pela AVA.

  1. Na tela principal do Financeiro, clique em Rotinas Automáticas.
  2. No quadro Atividade recente, consulte os processos finalizados. 

    Serão exibidas os processos com a descrição azul os agendamentos executados com sucesso; com a descrição vermelha, serão aqueles que tiveram algum erro durante o processamento.

  3. (Opcional) Clique em Detalhes para demonstrar os detalhes da execução.


Cadastrar Agendamento


  1. Na tela principal do Financeiro, clique em Rotinas Automáticas.
  2. Clique no botão Avaliar Recurso, no grupo Agendamentos.
  3. Avalie, em estrelas, sua satisfação com o recurso. 
  4. (Opcional) Faça um comentário sobre o recurso.
  5. (Opcional) Informe seu e-mail de contato.
  6. (Opcional) Informe seu nome para contato.
  7. Clique em Enviar.