Para cadastrar uma empresa no Financeiro é necessário que a mesma já esteja cadastrada no Gerenciador Alterdata Pack (PHD) para que o sistema pegue apenas as informações essenciais para seu funcionamento.
O cadastro da empresa é o registro principal do sistema, pois ele é utilizado em todas as áreas, desde lançamentos até outros cadastros.
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Empresas.
- Clique em Novo.
Clique na aba Dados para informar os campos:
Campos Descrição Empresa Defina a empresa do PHD. Usar CEI da empresa na geração de arquivo remessa Selecione para que o número da pessoa física equiparada a empresa seja utilizado na geração do arquivo remessa. Permitir movimentação da empresa ser inativa no PHD Selecione para que, em caso da inativação da empresa do PHD, a movimentação para a mesma seja habilitada. Paga guias Indique se o sistema deve considerar que a empresa pague pelas guias de seus tributos emitidas através do escritório contábil. Utiliza endereço cadastrado no Gerenciador Alterdata Pack Selecione se o endereço utilizado para a empresa for o mesmo informado no PHD. Ao marcar esta opção, os campos de endereço não serão habilitados para preenchimento. Endereço Informe os dados de endereço da empresa.
Telefone Insira o telefone de contato. Endereço Complementar Informe o endereço complementar, se houver. CEI Insira o código da Pessoa Física que se equipara à empresa. Mensagem padrão Inclua a mensagem padrão a ser emitida nos recibos. E-mails que receberão os relatórios desta empresa Informe os e-mails que serão utilizados para contato da empresa. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique na aba Complemento para informar os campos:
Campo Descrição Multa Cobrar Multa de Informe o percentual que será aplicado no valor da cobrança como multa.
Caso os dados da multa sejam incluídos nas configurações e depois que uma informação diferente for inserida neste campo, o sistema ignora as informações anteriores e considera como configuração os dados que estão indicados aqui.
A partir de X dias Informe a partir de quantos dias após o vencimento da cobrança o percentual será cobrado. Conta para emissão da cobrança Inclua a conta bancária que será utilizada para emissão das cobranças. Vencimento das cobranças Informe a partir de qual dia será o vencimento das cobranças. Referência (mês) do vencimento Selecione o mês de referência para o vencimento das cobranças: o mês corrente ou o posterior.
Por exemplo: em um período que vai do dia 01/06/2017 até o dia 30/06/2017, se na empresa estiver configurado no campo Vencimento das Cobranças o dia 10 e na opção Referência estiver marcado Corrente, a data de vencimento da cobrança será preenchida automaticamente como 10/06/2017. E caso a opção Posterior esteja assinalada, a data de vencimento será preenchida automaticamente com o próximo mês, ficando 10/07/2017.
Alíquotas diferenciadas IRRF Informe o percentual utilizado para o cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte.
ISS Informe o percentual utilizado para o cálculo do Imposto sobre Serviço. Descontar o valor do ISS do total do recibo Marque esta opção para que o sistema faça o desconto do valor do Imposto sobre Serviço dos recibos.
Esta opção é habilitada quando uma alíquota é informada no campo ISS.
Integração Contábil Enviar movimentação desta empresa para a contabilidade Marque esta opção para que o sistema Financeiro envie a movimentação desta empresa para o sistema Contábil.
A integração é feita pela opção Exportar Dados para Contabilidade.
Protesto Tipo de Protesto Defina como o protesto de inadimplência deve ser feito: diariamente ou em um determinado período.
Protestar no Selecione a quantidade de dias, ou período, para protestar após o vencimento da cobrança. Emissão de NFS-e
Reter valor de ISS na emissão de NFS-e Marque esta opção para reter o valor de ISS na emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique na aba Desconto para informar os campos:
Campo Descrição Configuração da mensagem de desconto Informe o dia, percentual ou valor para o desconto das cobranças.
Exemplo:Informando 5 dias e 10% de desconto, ao efetuar a baixa da cobrança até o dia 5, o sistema calculará 10% de desconto sobre o valor da cobrança.
Para permitir inserir o dia de pagamento sendo 0 (zero), a opção Considerar Dias Anteriores ao Vencimento, em Configurações / Opções / Recibos / Desconto, deve estar marcada.
Configuração de desconto no arquivo remessa Selecione o tipo de desconto utilizado nos arquivos remessas.
Esta opção é utilizada somente para emissão de remessa do Banco de Brasília (BRB).
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